Minha lista de blogs

quarta-feira, 21 de março de 2018

Dica de Livro: EU, S.A - Gene Simmons





Para quem adora ler livros sobre crescimento pessoal, financeiro e até mesmo pessoal, leiam este livro, pois é FANTÁSTICO!!! Agradeço especialmente ao "blog do Conhecimento Financeiro", pois sem sua indicação, não teria comprado e lido este livro. Muito obrigado mesmo CF!!!!
Gene Simmons, como é de conhecimento de todos, é co-fundador do Kiss. Embora tenha mais de 40 anos de carreira, nos últimos anos, o baixista tem chamado mais atenção pelo que anda falando por aí do que pela música em si. Além disso, é muito conhecido no meio como “o homem dos negócios” do Kiss, enfim, o “marketeiro” da banda. Mas esse status atribuído a ele não veio por acaso. O livro retrata como Gene usufruiu da fama para se tornar um empreendedor e ficar milionário.
Lançado pela editora Fábrica 231, “Eu, S.A.” apresenta em um pouco mais de 250 páginas (25 capítulos mais prefácio – feito por John Varvatos e agradecimentos) divididos em duas partes – “Eu” e “Você” – em que Gene Simmons dá uma série de dicas e conselhos, alguns não tão recomendáveis assim, de como se tornar um empreendedor de sucesso, especialmente no ramo que adotou nas últimas quatro décadas.
Como se era de imaginar, o israelense naturalizado norte-americano, no começo, conta a dificuldade que tivera na infância em sua terra-natal, a sua vinda à “terra das oportunidades” (os EUA), os entreveros para montar uma banda de rock e o seu lado “muquirana” para conseguir os seus primeiros trocados.
Sendo um genuíno “self made man”, Simmons tornou-se ao longo dos anos, boa tarde atribuída ao sucesso do Kiss, um empreendedor de mão cheia. No livro, a sua nada modéstia prevalece: acredita nas suas convicções, descreve com orgulho a sua gama de negócio que vai além da música, como os itens de merchandising do Kiss (que vai desde camisetas a caixão), a criação de uma gravadora, uma rede de restaurantes, a realização de um reality show, personagem de videogames, de seu time de futebol americano, enfim, todas as empreitadas encaradas por esse mestre do marketing pessoal.
Entre os conselhos que Gene dá, por exemplo, “espalhar os riscos”, ou seja, investir em coisas diferentes, não tirar férias se você for jovem, priorizar a carreira para depois casar ou, ainda, aprender falar inglês, entre outras coisas.
Quantas vezes você ouviu falarem que a escola não ensina o que realmente importa? Aprende-se o seu idioma, aprende-se a fazer cálculos, aprende-se sobre a história. Apesar de não serem conhecimentos desprezíveis, o que realmente impulsiona a sua carreira rumo ao sucesso com aquilo que se ensina nas escolas? Gene Simmons, baixista da banda KISS, é conhecido por ser uma pessoa multimídia. Mesmo tendo uma banda de rock de sucesso mundial, ainda estrela reality shows, ministra palestras, lança produtos, investe na bolsa. É um sujeito arrojado. Assim como a maioria das pessoas, até alguns anos atrás, achava que tratava-se de mais um maluco vivendo a famigerada tríade do sexo, das drogas e do rock'n roll. Ledo engano. Simmons é um empreendedor visionário que obteve sucesso em quase tudo o que tentou. Neste livro, que não é exatamente uma autoajuda, transmite sua forma capitalista e pragmática de pensar e agir.

Ele deixa bem claro que é um capitalista convicto e demonstra eterna gratidão aos Estados Unidos por ter conseguido tudo por lá. Mas a obra destaca também alguns pontos negativos no caminho que Simmons encontrou até chegar ao topo, como as crises com os integrantes do Kiss, os problemas que o reality show causou que quase culminou com o fim de sua relação com Shannon Tweed.
Achei bastante interessante em um dos capítulos do livro quando afirma que homens não devem se comprometer seriamente ou se casar antes dos 30, 35, 40. Fala REPETIDAS vezes que os homens devem priorizar sua carreira, formar um bom patrimônio para depois se envolver e casar com seu par. Jamais se juntar com alguém e passar por apertos e momentos ruins. E, antes de se juntar com seu par, ver se realmente possui qualidades essenciais (ser econômica, boa família, etc)Para as mulheres, ele alega que elas ou escolham carreira ou que cuide  dos filhos. Não há como ser os 2 simultaneamente e perfeitamente (opinião dele).
Embora muitos não gostem de sua personalidade arrogante e prepotente, Gene Simmons é um sujeito sincero e convicto de suas decisões, conforme o livro atesta e explica também os motivos que levam o Kiss a ser uma das bandas mais bem-sucedidas da história do rock (se bem que o alerta dado por Paul Stanley, relatada em sua biografia, sobre as finanças do grupo nos anos 1980 não é mencionada por Gene). E alguns de seus conselhos são realmente válidos para quem quer vencer no mundo dos negócios, não necessariamente no mundo do rock.
Como cita algumas vezes em seus capítulos, "este não é um livro sobre tolerância. É um livro sobre ser objetivo." Desde crianças vamos nos acostumando com um mundo fictício do bem, onde as pessoas se aprovam e se respeitam, como se no futuro todos fôssemos desfrutar das mesmas oportunidades. Ao crescermos, nos deparamos com a decepção: o mundo não é um arco-íris. A sociedade não é igualitária e o governo nem sempre estenderá a mão. Neste ponto, há muitos que se revoltam contra o estado de coisas e entram numa batalha interminável, reivindicando inúmeras mudanças na sociedade (porém, sem possuírem poder para isso). Quem adere a este tumulto, não só deixa de ganhar, como perde: tempo e oportunidades.

Se pudesse resumir este livro em uma única palavra seria: fantástico. Se algum ressentido o ler, poderá se zangar com o autor (que por sinal, pede desculpas por algumas colocações mais contundentes em alguns momentos). Se você quer um livro que vá reforçar a sua crença em continuar lutando por um mundo melhor, por justiça e igualdade, talvez "Eu, S.A." não seja para você. Diferente do que se ensina na escola, aqui o aprendizado será extremamente útil para a sua caminhada de desenvolvimento pessoal. Infelizmente não tem fórmula mágica, não tem os famosos "10 passos para o sucesso" e não tem milagre que possa resolver suas dificuldades de uma hora para outra. Se fosse simples, todas as pessoas enriqueceriam. A ideia central do livro gira em torno de dividir seus riscos e jamais colocar todos os seus ovos numa única cesta (eu adoro esta frase).

A meritocracia é constantemente criticada por ideólogos socialistas. Nada é mais reconfortante de ouvir do que a frase "você não venceu na vida porque teve menos oportunidades do que aqueles que venceram". Pode ser consolador acreditar nisto, mas não é salutar. Através de ensinamentos factíveis e exemplos práticos, Simmons mostra-nos que triunfar nos negócios e ser um empreendedor de sucesso independe de onde você está agora. Ser pobre, nascer numa comunidade distante ou ser membro de uma minoria oprimida não deveriam ser motivos para você aceitar e justificar a sua derrota. Alguns limitam-se a reclamar das injustiças e enfrentar "o sistema". Resultado: fracassam em sua luta e fracassam em suas vidas. Outros percebem que o melhor a fazer, enquanto não se conquista o poder necessário para mudar a realidade, é jogar o jogo vigente, aceitar as regras já estabelecidas e batalhar mais do que os outros para obter alguma vantagem nesta empreitada. Resumindo: quem não chuta a bola, não marca o gol. E quem treina muito, apesar de errar mais, acerta mais ainda.


A seguir, a ficha técnica do livro.
Livro: Eu, S.A. – Construa um exército de um homem só, liberte seu deus interior (do rock) e vença na vida e nos negócios
Autor: Gene Simmons
Editora: Fábrica 231
Ano de lançamento: 2015 – 1ª edição
Páginas: 255
Preço médio: R$ 23,50






Abraço a todos!!!!

21 comentários:

  1. Irei procura-lo e lê-lo.

    show demais sua síntese

    ResponderExcluir
  2. A mensagem deste livro é muito boa, realmente. Agora, a trajetória dele, tenho lá minhas dúvidas se o livro foi realmente fiel ao que aconteceu. É tudo "muito bonito pra ser verdade". Tirando esse detalhe, é uma leitura recomendadíssima.

    Pra quem quiser ouvir o audiobook: https://www.youtube.com/watch?v=yC66-CMrDI0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo, concordo com você, além disso ele é casado com uma Vadia (Shannon Tweed), muitos filmes da Band eróticos kkkk

      Excluir
  3. Gene é um dos meus ídolos na vida e este livro é mesmo ótimo. Como tem muito conhecimento e é de fácil leitura, eu tenho presenteado pessoas com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela indicação do livro. já li umas duas vezes.

      Excluir
  4. "A meritocracia é constantemente criticada por ideólogos socialistas. Nada é mais reconfortante de ouvir do que a frase "você não venceu na vida porque teve menos oportunidades do que aqueles que venceram". Pode ser consolador acreditar nisto, mas não é salutar."

    Perfeito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte foi épica. Se não leu o livro, leia que não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Olá Gari Advogado! Eu li este livro no ano passado! EXCELENTE, recomendo demais também!! O Gene Simmons é uma cara tido como muito controverso e eu admiro demais ele justamente por isto, porque ele é honesto com relação sobre como as coisas funcionam. E como todos nos sabemos, tudo mundo prefere as mentiras convenientes.

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai direto no assunto e não fica de enrolação. Gosto de pessoas assim. Abraço

      Excluir
  6. Fala, Gari.

    Ótima dica. Já está na lista. Obrigado por sempre trazer boas recomendações de leitura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o livro não seja o retrato fiel de como ele lidou com as finanças, vide o reality show que ele já participou abrindo as portas da sua casa, além disso ele é casado com uma rampeira de filmes eróticos e ex-coelhinha da Playboy (Shannon Tweed), onde é fato que ela gosta de se aparecer na mídia !! Não significa que a indicação do livro não seja boa !! No fim o que vale são as idéias rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. As ideias do livro temos que saber do lado positivo e negativo. Abraço

      Excluir
  8. Hum, gostei, Vou colocar na lista.
    Valeu

    ResponderExcluir
  9. Fala meu patrão , eu dei inicio a minha caminhada aqui na Blogosfera , se poder me colocar no seu Blogroll agradeceria .. Abraços , fica com Deus !

    ResponderExcluir
  10. Gari Advogado,

    Gostei da dica, vou procurar esse livro.

    Conheci seu blog na finasfera, se quiser conhecer o meu: Simplicidade e Harmonia


    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Parece bem interessante o livro!

    Sempre bom ler livros sobre crescimento pessoal, negócios e investimentos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  12. Boa dica...Coincidentemente eu estava vendo uns clips do Kiss ontem, mas não conhecia esse lado "business" do Gene Simmons. Com certeza vou ler.
    Abraço

    ResponderExcluir