Minha lista de blogs

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Patrimônio do Gari Advogado

                Finalmente colocarei sobre o meu patrimônio. Bem pouco comparado com dos outros membros da finansfera.  Assim que passei para o cargo de gari, ganhava o equivalente a um salario mínimo mais uma ajuda de adicional noturno. Eu separava 75% dele para pagar minha faculdade (esses 75% não cobria o valor da faculdade e com isso meu velho me ajudava), 10% utilizava para despesas do mês (saídas, sitpass, etc) e 15% aportava.



                Assim que terminei a faculdade, radicalizei minha frugalidade. Aportava 90% do meu parco salário a fim de comprar um carro. Eu me sentia um vazio imenso por nao ter um carro. Após uns 2 anos vivendo no extremo limite, fui chamado em um concurso estadual que ainda estou. Juntei mais um pouco nos aportes e resolvi dar de entrada um carro popular novo. Dei 65% de entrada e parcelei em 36x o restante. Como sou um cara agoniado demais, em menos de 2 anos quitei todo o carro.



               Após comprar o carro, no meu atual serviço, estacionar custa uns 500 reais por mes, mais gasolina, IPVA, etc. Fiquei desanimado. O que fiz e tenho feito? Indo a pé ao serviço às 6:20 da manhã para chegar às 7:00 e atarde volto de ônibus. Carro tenho utilizado às vezes anoite e final de semana. Resultado: 3 anos de carro e agora que completou 10.000km de uso.  Por que nao me desfaço dele? Por 2 motivos: todo final de semana levo minha avó de 98 anos para fazer compras no supermercado. Tornou-se uma terapia para mim isso, estando com ela e a vendo feliz tendo um neto ao seu lado. O segundo motivo seria utilizar para viajar 2,3x ao ano nos interiores do Estado sem estresse.





              Para chegar ao patrimonio, hoje tenho o serviço público e tambem advogo. Advocacia é muito instável e um post em breve falarei sobre as vantagens e desvantagens dessa profissão. Se voce nao tiver algo fixo, passará muitos apertos no final. No serviço público costumo tirar entre 3 a 3,5k . Advocacia depende muito e nao coloco como algo "certeiro". Depender de juiz, prazos é uma merda. Costumo aportar entre 1 a 2,5k todo mês. Nesses próximos meses vou aportar menos pois estarei ajudando meu velho (após decadas tendo um comercio, quebrou.Parabéns PT!!) e minha mae nas despesas de casa. Já deixo o cartão  alimentação de R$ 600,00 para ser gasto em casa e peguei emprestado 5 mil (3% juros ao mes...eu nao quis me desfazer dos meus ipca 2019 e FII) de um amigo para ajudar meu pai em uma parte de acerto dos funcionários. Tem um concurso federal que aguardo um milagre se vao me chamar (ainda mais nessa crise..validade termina daqui 2 anos e os congressistas nao estao afim de aprovar as vagas). Se me chamarem, o salário me ajudaria demais a aportar mais forte.




             Vamos ao patrimônio do Gari Advogado:

Renda Fixa: Tesouro Direto IPCA 2019 6,39% - R$ 9.885,00

Poupança: R$ 118,00

FII: R$ 14.655,37

TOTAL: R$ 24.628,37


            Em um post futuro falarei quais FII eu tenho, a minha vontade de entrar nas ações ano que vem, sobre relacionamentos, como era meu dia a dia de gari e tudo mais.

OBS: Lá na frente vou ver se ajeito melhor o formato do meu patrimônio. Abraço a todos os amigos do Gari Advogado. Vou deixar uma musica aqui que gosto muito.  DEP chris cornell


19 comentários:

  1. Estou curioso pra conhecer as peculiaridades do dia de um gari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...verás que não é fácil a atividade do dia a dia..Além do preconceito, sofremos muito com as condições do trabalho.. Abraço

      Excluir
  2. bom texto, estou iniciando nos FII´s, tem 2 meses que eu me aventuro.
    Vou adiona-lo no meu blogroll.

    ResponderExcluir
  3. Cara estou querendo entrar em FIIs, mas eu invisto bastante em LCI, e percebi que os aluguéis que estão sendo pagos, não ficam muito distante do LCI 91% do CDI que eu aporto. No mais só por ter colocado Soundgarden valeu o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços dos FII´s estão bem esticados. Mas ainda penso que vale a pena entrar. abraços

      Excluir
  4. Caraca Gari, muito legal a sua história! Parabéns pelas conquistas até o momento.

    Amigo, no seu lugar eu liquidaria parte da posição no TD IPCA para pagar esse empréstimo ae com seu amigo. 3% é alto, difícil achar investimento que supere isso.

    E seu TD é de curto prazo, não tem tanta volatilidade a ponto de sofrer variações significativas daqui pra frente.

    Abraaaços, vou te add no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em fazer isso mesmo. O duro é ver o mes aportando pouco. Fico muito agoniado quando devo alguem. Tento ao maximo quitar tudo.

      Excluir
  5. Tu é de qual estado do Brasil Gari Advogado?

    ResponderExcluir
  6. Fala GA,

    Te adicionei a minha blogroll, acompanharei sua trajetória.

    E outra, todos nos que não nascemos em berço de ouro começamos com pouco, então não desanime e nem se compare com os outros. Estabeleça a meta e foco nos aportes.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa Gari, sempre dará para aportar 10% dos ganhos, mas existe aquela situação, quanto maior o aporte, mais depressa vem a IF.

    Abraço do Norte e Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  8. Também conheço uma pessoa formada em direito que é gari, está fazendo carreira lá, ajudou a criar os filhos com esse salário. Profissão muito Digna e importante que deveria ser melhor remunerada. O bom é que continuou estudando e passou em outro concurso, sempre devemos esforçar para melhorar de vida.

    ResponderExcluir
  9. Fala Gari!

    Boa sorte em sua jornada!

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  10. Muito legal. Gari, saque o seu TD e pague suas dividas, não vale a pena investir e ter dívida ao mesmo tempo, o juros da divida sempre vai ganha do investimento, corroendo seu patrimônio cada vez mais. Faça uma estimativa de 4/5 meses pra frente e veja qual sai mais vantajoso.

    ResponderExcluir