Minha lista de blogs

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Dica de livro: A Bola de Neve - Warren Buffet e o Negócio da Vida - Alice Schroeder

Título: A Bola de Neve
Autor: Alice Schroeder
Editora: Sextante
Páginas: 960


Site para a leitura: http://lelivros.stream/book/download-a-bola-de-neve-alice-schroeder-em-epub-mobi-e-pdf/


Quem conhece um pouco sobre Warren Buffett  sabe, ele é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo e, por consequência, um dos homens mais ricos do mundo também. Por isso se tornou um grande exemplo de homem bem sucedido e exemplo a ser seguido. Não demorou e lançaram um livro contando sua trajetória de sucesso e é ele que falarei hoje pra vocês, confiram:

Nas quase mil páginas desta obra (LIVRO ALTAMENTE "PARRUDO"), o leitor é convidado a conhecer a historia de Warren Buffet e a descobrir como ele conseguiu desenvolver tamanha fortuna e conquistar o respeito de uma infinidade de pessoas que o tem como um modelo a ser seguido.

O COMEÇO


Warren Buffet começou sua vida na pequena cidade de Omaha, nos Estados Unidos. Longe das grandes metrópoles, ele teve uma infância um pouco conturbada, de um lado tinha um ótimo relacionamento com seu pai (que logo se tornaria Senador no país) e do outro, um péssimo relacionamento com sua mãe, ela lhe dava diversos "sermões" sem motivos, o que acabou o traumatizando para o resto da vida. Warren, desde novo, já tinha algumas manias estranhas, gostava de colecionar coisas como moedas e tinha facilidade de memorizar números.

                                                        Howard Buffet- Pai do Warren

Já na fase adulta, Warren Buffet não foi aceito em Harvard, tendo optado pela Universidade de Columbia. Essa escolha se deu por um motivo específico: Seu maior ídolo do mundo dos investimentos, Ben Graham, lecionava lá.

Warren Buffet acabou se matriculando de última hora e ainda assim acabou sendo aceito. Não demorou muito para Buffet se aproximar de Ben Graham, o aluno excepcional chamava a atenção de todos por sua inteligência. Conseguir um emprego no renomado escritório de Ben oi só uma questão de tempo. Warren Buffet confirma que as maiores lições que aprendeu foi trabalhando com seu mestre. Não demorou também para Warren  começar a dar aulas de investimentos.

                                            Warren Buffet e Ben Graham 


Berkshire, uma empresa de respeito


Foram tantas as aquisições que Warren Buffet fez com a Berkshire Hathaway, ao longo dos anos que já meados de 2010, o valor da empresa gerava em torno de 200 bilhões de dólares. Não foi me alongar nesta parte, pois o livro conta todos os detalhes da trajetória deste grande investidor.

No auge da fama, uma reunião da Berkshire chegou a reunir 20 mil pessoas. Buffet percebeu a grandeza do evento anual e enxergou uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Alugou um lugar grande o suficiente para conseguir juntar diversas partes de suas outras empresas para comercializar seus produtos. A renda arrecadada desses produtos chegava a valores grandiosos.

                                      Warren Buffet em uma reunião anual com alguns acionistas de sua empresa.

Warren Buffet afirma categoricamente que é um homem de sorte. Nasceu no país certo e no ano certo. Teve a vantagem de viver numa casa em que as pessoas o apoiavam e falavam coisas interessantes, de ter pais inteligentes e frequentar boas escolas. Reconhece que se tivesse sido de forma diferente, talvez não possuísse a fortuna que tem agora. Um raro exemplo de humildade em um meio que é formado pelos mais variados economistas egocêntricos.

Alice Schroeder, autora do livro, consegue desenvolver bem os fatos contados, não deixando a leitura pesada para neófitos em finanças, por exemplo. Ela explica detalhadamente cada movimento feito por Warren Buffet no mercado, dando explicações satisfatórias sobre termos técnicos.

O livro também tem um grande valor ao mostrar o lado humano de Warren Buffet. É perceptível que sua trajetória de vida não foi feita apenas por acertos e sucessos. Na verdade, ao lerem esta obra, verão diversas falhas em seu convívio social, por parte da sua esposa e também erros nas escolhas de investimentos.

Como explicar  sua genialidade perante os investimentos?


Warren Buffet passava horas em bibliotecas e arquivos ( isso tudo já na década de 40), examinando registros que ninguém se dava ao trabalho de olhar. Passou diversas noites estudando centenas de milhares de números. Devorava nos estudos da Moody´s Manuals (o manual dos investigadores americanos) e livros contábeis durante sua lua de mel. Leu todas as biografias que encontrava a fim de encontrar alguma lição que pudesse usar para si.



Perto dos 87 anos de idade, sua idade tem deixado suas vistas cansadas, precisando ser mais seletivo com o que se lê. Após um longo tempo de batalha, rendeu-se e concordou em utilizar um aparelho de surdez. Contudo, sua capacidade para os negócios, essa sim, jamais se cansa.

Enfim, esta é uma leitura mais do que recomendada, ainda mais pelos fatores do dia a dia para nós investidores. Fonte inesgotável de conhecimento para sua vida pessoal e profissional.

Por fim, antes de fechar este tópico, deixarei um documentário a respeito dele de 2017. FANTÁSTICO!! Assistam!!!

                                                          Documentário 2017


Abraço do Gari Advogado.

7 comentários:

  1. Eu li umas partes e gostei bastante, apesar de não simpatizar com esse velho.

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica GA,

    Eu já comecei a ler esse livro, mas parei no meio. É muito grande. Talvez algum dia eu termine.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu pretendo ler ele, mas infelizmente é muito grande pra um iniciante ler agora xD

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é um bom livro, vale a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Gari pretendo ler o livro no futuro, mas pelo jeito vale a pena...Obrigado pela visita vou add teu blog nos meu favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Sou um grande admirador de Buffet, estou louco pra assistir esse documentário da HBO, mas não tenho o pacote e já procurei na internet e não encontrei. Excelente post, recomendo o Investidor Inteligente de Ben Graham, que foi o grande Guru de Buffet.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. House..coloquei o endereço para assistir ao documentário completo no final deste tópico. Abraço

      Excluir