Minha lista de blogs

domingo, 19 de novembro de 2017

Nikola Tesla, um GÊNIO incompreendido, esquecido e injustiçado.

Quem foi Nikola Tesla, o gênio muitas vezes incompreendido (e muitas vezes enganado) que revolucionou a maneira sobre como pensamos a energia elétrica.
Um cientista esquecido, Nikola Tesla, de origem sérvio-croata, dedicou sua vida ao estudo da eletricidade. Seu nome estaria ligado a mais ou menos 300 patentes. Naturalizado norte-americano, a partir do final do século XIX e início do século XX, experimentou especialmente no campo do eletromagnetismo. Mas quem era realmente Nikola Tesla? E por que seu gênio não era compreendido?
O que hoje se deve à Tesla é o fato dele ter sido capaz de produzir energia a partir de correntes elétricas fornecidas pela Terra. Além disso, o que importava para ele não era tanto o sucesso financeiro, mas sim alcançar um ideal de um mundo em que todas as pessoas pudessem receber energia gratuita e ilimitada.
Seu trabalho teórico formou a base do moderno sistema elétrico de corrente alternada (CA) e diz-se que ele tinha habilidades mentais quase sobre-humanas, como aquela de projetar o complexo carro elétrico apenas em sua mente, sem a ajuda de anotações. Em torno dele tem-se realmente criado uma aura de lenda, de modo que há também quem diga que Nikola inventou um método para a distribuição de energia sem fio para se comunicar com os estrangeiros ou que tivesse construído uma máquina do tempo. O que é verdade é que Tesla somente com o tempo adquiriu o crédito que lhe era devido e a sua pessoa se tornou personagem protagonista de romances, filmes e quadrinhos.


Nikola Tesla, sua história:
Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856 por pais sérvios na vila croata de Smiljan. Seu interesse em eletricidade teria sido alimentado pela mãe, Djuka Mandic, que inventava pequenos aparelhos em seu tempo livre. O pai de Tesla, no entanto, Milutin Tesla, era um padre ortodoxo sérvio e um escritor que incentivava seu filho a se juntar ao sacerdócio.
Mas os interesses de Nikola se enraizaram nas ciências desde sua tenra idade. Depois de frequentar escolas em Karlovac, ele estudou engenharia elétrica na Universidade Técnica de Graz (Áustria) e se interessou ao estudo das correntes alternadas. Ele nunca se formou, mas seguiu cursos de verão em física e matemática avançada na Universidade de Praga. Dedicou-se à leitura de muitas obras, decorando livros inteiros graças à sua memória surpreendente.
Nos seus primeiros anos de vida, a Nikola aconteceram vários eventos estranhos: a seus olhos aparecia flashes de luzes cegantes, muitas vezes acompanhados de alucinações. Ele dizia que o ar estava cheio de "línguas animadas de fogo" e que, geralmente, essas visões também o levavam à imagens internas. Parece, de fato, que Tesla observava apenas com o poder da mente ambientes e objetos de forma tão clara, que não distinguia realidade da imaginação.
Já aos 17 anos ele começou a realizar novas invenções e, explicava que não precisava de modelos, desenhos ou experiênciasporque em sua mente já construía todo o equipamento, o colocava em funcionamento e corrigia erros.
Em 1875, Nikola teve uma bolsa de estudos ao Politécnico de Graz, em Styria. Foi nesta cidade que ele se dedicou de corpo e alma ao estudo da eletricidade. Até então, pensava-se que a corrente elétrica não era nada mais do que algo misterioso que fluía através do fio graças a uma mão fantasma. Tesla aplicou (ou tentou aplicar) um novo sistema: a corrente alternada. No caso de um gerador de corrente alternada, um íman rodaria ao centro e produziria corrente em bobinas que, localizadas do lado de fora, fariam com que a corrente elétrica se formasse na parte externa, estática, do gerador (um gerador de corrente contínua, ao contrário, produz corrente graças a um ímã permanente e a uma bobina que gira no próprio aparelho).
Mas levou anos antes de Tesla chegar a uma nova visão, mais definitiva. No início dos anos 80 do século XIX , enquanto trabalhava em uma empresa de telefonia em Budapeste, ele pensou em um motor inovador onde as bobinas externas, atravessadas pelo fluxo de corrente alternada, geravam um campo magnético rotativo. Precisamente assim que são geradas as forças que colocam em movimento o rotor interno.
Basicamente, a corrente alternada flui nas bobinas e é, portanto, capaz de criar campos magnéticos cujas forças e direções estão em constante mudança. Estes campos induzem uma corrente elétrica no rotor, que gera um outro campo magnético que interage com o primeiro. Isso cria as energias que colocam em movimento o rotor. A vantagem? De acordo com Nikola Tesla, graças às suas propriedades físicas, a CA poderia ser transportada via cabo por centenas de quilômetros, com perdas próximas ao zero. O que não poderia acontecer com a corrente contínua.
Nikola Tesla nos EUA e o desacordo com Edison:
Em 1884 Tesla partiu para os Estados Unidos, que se transformaram logo em um campo de batalha entre ele e Thomas Alva Edison, que era então e, naquele contexto, uma figura forte de poder e que se concentrava principalmente no marketing e no sucesso financeiro.

Tesla: "Eu não me importo que eles roubaram minhas ideias. Eu me importo é que eles não tem as ideias deles mesmos."
Thomas Edison: "Aqui não há regras. Estamos tentando desenvolver algo."
Edison tinha na verdade já construído a primeira usina de energia pública do mundo, no centro de Manhattan, em Nova York. Mas a corrente produzida só poderia iluminar postes elétricos dentro de 100 metros quando Tesla lhe explicou as características da sua ideia elétrica. Edison - convencido somente da utilidade da corrente contínua - não queria sequer ouvi-lo.
As coisas, em seguida, capotaram completamente quando Edison prometeu à Tesla um prêmio de 50 mil dólares se ele pudesse melhorar o desempenho do Dynamo DC. Tesla, depois de um ano, conseguiu (a eficiência do dínamo tinha aumentado substancialmente), mas o seu prêmio nunca chegou.
                                                 
Nikola Tesla foi o inventor que desenvolveu o estudo da energia renovável e se importava mais com a população do que fazer somente dinheiro.
Edison: Homem altamente rico que criou uma maneira de ganhar dinheiro com eletricidade e métodos para o seu respectivo controle.
Nikola Tesla então se demitiu e, quase que imediatamente recebeu financiamento para a Tesla Electric Light Company, mas se encontrou na dura tarefa de ter de construir iluminação para estradas e fábricas, e dedicou-se ao desenvolvimento da lâmpada a arco voltaico, depositando muitas patentes. Porém, mais tarde, ao final de suas tarefas, ele foi expulso da empresa e fraudado em toda a remuneração que lhe era devida.
Sua reviravolta chegou. Nikola teria que esperar até 1887, quando Alfred K. Brown, diretor da Western Union Telegraph Company (associação de empresas de telégrafo), mostrou interesse na invenção de corrente alternada. Brown, de fato, percebeu que era a CA que podia transmitir eletricidade a longas distâncias e sem perdas. Assim foi que, em Manhattan, os dois deram vida a um laboratório no qual Tesla foi capaz de dinamizar a transposição prática do seu sistema de corrente alternada.
Desta forma, Tesla, também chamou a atenção engenheiro americano e empresário George Westinghouse, que comprou suas patentes, estabelecendo um bom pagamento das taxas de licença. Assim começou uma batalha na eletricidade e Edison estava pronto para jogar sujo. Se o novo sistema central colocado em pratica por Westinghouse fora das cidades gozava de reduzidas perdas de energia, se os cabos de cobre eram menos espessos do quanto o exigido pela corrente contínua e, portanto, o custo para as linhas elétricas eram significativamente menores, Edison queria apenas jogar lama nisso tudo e começou a perguntar sobre os incidentes envolvendo a CA, escrevendo divulgações difamatórias e fazendo pressão sobre os políticos.
Seu objetivo era apenas fazer com que a opinião pública desacreditasse da corrente alternada, de modo a inventar a cadeira elétrica propriamente para demonstrar que a corrente alternada era mortal. "Esta é a invenção que nossas amadas mulheres deverão usar para cozinhar?", Dizia Edison, mas não teve resultados significativos. Demorou pouco para que Westinghouse construísse no meio tempo, mais de 30 centrais elétricas fornecendo energia a 130 cidades nos EUA com a AC de Tesla (na licitação de 1893 para a iluminação da Expo de Chicago, Westinghouse ofereceu quase um milhão de dólares a menos em comparação a Edison).

Quase no final de 1800 em todo o mundo foram instaladas nas cidades quase que unicamente centrais energéticas a CA. Nikola Tesla teria por suposto direito a milhões de dólares, mas os investidores forçaram Westinghouse a mudar o contrato. Resultado? Tesla, barateou a porcentagem das patentes com uma taxa fixa e, portanto, perdeu seus direitos aos honorários passados e futuros.
"Eles me chamavam de louco quando eu anunciei em 1896 a descoberta dos raios cósmicos. Repetidamente zombavam de mim quando eu tinha descoberto algo de novo e, em seguida, anos mais tarde, eu vi que eu estava certo"
Em 1898 ele criou o primeiro radiocomando e, posteriormente, por um laboratório perto de Colorado Springs, enviou ondas de rádio a uma distância de 1000 km. Com estas bobinas foram produzidas correntes alternadas de alta tensão que Tesla queria usar para a telegrafia sem fio a uma grande distância, mas nunca conseguiu.
Em 1917, depois da vã tentativa da torre-antena futurista de Long Island que enviaria ondas de alta energia na atmosfera, ele se recusou a receber a importante Medalha Edison. Mas Bernard Arthur Behrend, presidente do júri, aconselhou-o a aceitá-la: "Se privássemos o mundo industrial de tudo o que nasceu do trabalho de Tesla, nossas rodas parariam de girar, os carros elétricos e os trens iriam parar, as cidades ficariam no escuro e as fábricas mortas e inúteis. Seu trabalho tem uma tal importância a ponto de ter se tornado o fundamento próprio da nossa indústria".
                                                         Nikola Tesla no fim de sua vida.
Nikola Tesla morreu em 7 de Janeiro de 1943, aos 86 anos de idade, sozinho e pobre em um quarto de hotel de Nova York.
Um dos mais geniais estudiosos e inventores da história da humanidade, Nikola Tesla foi um revolucionário nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Suas patentes e seu trabalho teórico foram os responsáveis pela criação de bases dos mais modernos sistemas de potência elétrica, utilizando-se do conceito de correntes alternadas, que acabou se tornando o padrão de distribuição de energia nos Estados Unidos na época de sua pesquisa.

Brilhante e misterioso, Tesla esteve ao lado de Thomas Edison no estudo da eletricidade, mas entre conflitos de ideias, acabou sendo injustiçado e contrariado no meio científico, perdendo boa parte de sua credibilidade ao ser considerado “louco” pela sociedade.

Com o registro de cerca de 300 patentes, Tesla não era nenhum distraído: Memorizava livros inteiros, resolvia problemas apenas com a imaginação, fazia cálculos mentais avançados, falava sete idiomas e desenvolvia pesquisas pela eletricidade. Seus grandes feitos são ilustres para a humanidade, e seu mérito geral não deve ser descartado atualmente. Confira um pouco mais sobre sua história!


O investimento nesse tipo de corrente, que contrariava a opinião do seu até então chefe de pesquisa, Thomas Edison, foi a maior invenção de Tesla. Com aprimoramentos e descobertas, Tesla convenceu o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada pela disposição de energia e eficiência elétrica, contrariando os interesses do ex-empregador Edison. Com o sucesso da invenção, Nikola conseguiu aumentar suas expectativas dentro do universo das descobertas.

Motor elétrico

A partir de seu estudo em um conjunto extenso de inventos para produção e uso de eletricidade, Tesla acabou registrando também a patente do motor elétrico, elemento funcional e extremamente utilizado a partir de então no funcionamento de diferentes máquinas e invenções. Essa mesma pesquisa permitiu ao inventor desenvolver o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, principio adotado nos primeiros geradores industriais desenvolvidos com ondas hertz.

Comunicação sem fio

Foi obra de Tesla a invenção de mecanismos com transmissão sem fio, entre suas patentes ao redor da criação e desenvolvimento de energia pelos campos magnéticos rotativos. Foi através do estudo da corrente polifásica que o inventor alcançou suas novas patentes, desenvolvendo também a invenção do controle remoto por rádio e dos primeiros protótipos de transmissão de energia pela investigação em telégrafos sem fio.

Lâmpada fluorescente 


Visando a concentração de energia, a invenção da lâmpada fluorescente também faz parte das obras de Tesla, desenvolvida a partir do estudo de funcionamento das correntes aplicadas.

Algumas frases de Nikola Tesla:
“Não há conflito entre o ideal de uma religião e o ideal da ciência. Mas a ciência, ao contrário dos dogmas teológicos, é fundamentada em fatos. Para mim, o universo é simplesmente uma grande máquina que nunca veio a existir e nunca terminará de existir. O ser humano não é uma exceção à ordem natural. O homem, assim como o universo, é uma máquina.”
" O futuro vai mostra e julgar cada um segundo suas realizações ", foi uma indireta ao Edison?
“Deixe o futuro falar a verdade e classificar cada um de acordo com seu trabalho e conquista. O tempo presente é de cada um. Já o futuro, o qual eu tenho realmente trabalhado, é meu.”
“Os cientistas de hoje em dia pensam mais profundamente do que claramente. Um precisa ser são ao pensar claramente, mas outro pode pensar profundamente e ser quase são.”
“Não acho que você poderia ter nomeado grandes invenções sendo um homem casado.”
“Nossas virtudes e nossas faltas são inseparáveis, como a força e a matéria. Quando elas se separam, o homem não é mais nada.”
“O homem científico não almeja resultados imediatos. Ele não espera que suas ideias mais avançadas sejam rapidamente retomadas. Seu trabalho é como o de um agricultor para o futuro. Seu dever é estabelecer bases para aqueles que estão por vir e apontar o caminho a ser seguido.”
“É um paradoxo, ainda verdadeiro, dizer que quando mais nós sabemos mais ignorantes nos tornamos no senso absoluto, pois é somente através da iluminação que nos tornamos conscientes de nossas limitações. Precisamente um dos resultados mais gratificantes da evolução intelectual é a abertura contínua de novas e maiores perspectivas.”
“Se quisermos reduzir a pobreza e miséria, se queremos dar a cada indivíduo merecedor o que é necessário para uma existência segura de um ser humano, devemos oferecer mais máquinas, mais poder à sociedade. O poder é nosso esteio, a fonte primária de nossas energias multifacetadas.”


Documentário sobre este gênio. Vale a pena assistir. Não vai se arrepender.


Fonte: https://www.greenme.com.br/viver/costume-e-sociedade/5493-nikola-tesla

Abraço a todos!!

24 comentários:

  1. Excelente caro Gari! Muito obrigado por trazer essa história a tona! Antes de ler seu post, tinha uma imagem completamente diferente de Edison! E confesso conhecer Tesla somente através de seu post!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois assista ao documentário que coloquei no fim do tópico. Acredito que voce vá gostar bastante. Abraço

      Excluir
    2. Quem estudou histórica de fato sabe que EDSON foi uma especie de ladrão de ideias& patentes, embora ele ainda foste genial havia em sua época uma gama de cientistas mais competentes que ele.

      Porém devo sempre alertar tome cuidado com qualquer documentário que jogam por ai! Recentemente tenho observado um monte coisas não baseadas em fatos verídicos com documentos forjados, até porque existe uma agenda por de trás de qualquer ideia atualmente na mídia mainstream. Tolo é aquele que acredita que ideias e conceitos são debatidos no meio formal.

      Existe neste meio pessoas que tentam reescrever histórias inventando teses malucas, este tipo de personagem são capazes de tudo pelo comodismo social, imagina o que este pessoal não faz tendo a mídia na suas mãos.

      Tesla foi bater contra status quo de sua época sem estar amparado por um grande fosse jurídico&financeiro como alertado por Maquiavel.

      O que sobrou de genialidade faltou expertise comercial e táticas de guerra.

      Abraço






      Excluir
    3. Outro ponto que temos que desencanar é com o meio acadêmico expressando toda ciência opulenta no mundo.


      Isaac newnton, Nikola tesla , Albert Einstein foram também ostracizados em começo de carreira por não terem acesso direto para bajulação do meio acadêmicos e seus eméritos títulos.

      A ciência como ela deve ser feita : No quintal de casa , num sótão mal iluminado e num escritório mofado, este foi o caso de Einstein etc



      Assim como no meio financeiro no meio acadêmico da época só emplacava cientista com alguma bajulação de títulos e papeis pintados.

      Qualquer cientista livre ao apresentar uma tese na época sem que foste apresentada numa revista científica de renome não seria levado a sério, embora o conteúdo de sua pesquisa foste fenomenal não haveria exposição suficiente para conseguir financiamentos para pagar pesquisas e estudos.

      Até por isso edson ficou famoso, ele soube usar o que havia de mais importante na época: O transito com a politicagem do meio científico e acessos como grande banqueiros como JP Morgan.

      Em complemento a este documentário recomendo que assista o documentário: Gigantes da indústria que fala do banqueiro JP Morgan.

      https://www.youtube.com/watch?v=TxMbLxqfgok

      Fala como edson conseguiu financiamento, aparece o tesla também.




      Excluir
    4. Outro ponto edson é quem desenvolveu eletricidade continua.
      Tesla sistema de corrente alternada que é mais potente eficiente do que a corrente continua.

      Tesla estava mais interessado na ciência, dinheiro como consequência.

      Edson sendo mais apegado ao ego& dinheiro , lógico que edson estava dispostos a tudo para manter seu nome.

      A ciência como a conhecemos precisa de financiamento de bilhões.

      Ninguém banca um projeto sabendo que pode perder milhões por amor humanidade, mas sim por amor ao dinheiro.

      Abraço

      Excluir
    5. Concordo com voce MD!!!! Tesla falhou ao desafiar os grandes empresários dessa epoca e sem dinheiro a pessoa não faz absolutamente nada. Vou assistir ao documentario. Abraço

      Excluir
  2. Não conheço a fundo a história de nenhum dos dois, então não dá pra fazer uma análise justa.

    Mas posso afirmar o seguinte: O reconhecimento e de desenvolvimento de uma pessoa tanto pessoal, quanto profissionalmente envolve vários fatores. E o que as pessoas acham de nós em alguns casos é crucial, principalmente no mercado de trabalho.
    Tem muita gente que consciente ou inconscientemente é marketeira, boa de papo, convincente, influenciador etc. Isso faz diferença em alguns casos e é injusta em alguns casos também.
    Nós somos brasileiro e moramos aqui e sabemos como esse lado social é importante aqui. No mercado de trabalho há muitos atores, pessoas dispostas a falar apenas o que os outros querem ouvir, além disso há um monte de bajuladores e puxa-sacos de todos os tipo, alguns chegam a ser ridículos em seus comportamentos.
    Infelizmente esses atores que muitas vezes são medíocres ou ruins em seus trabalhos levam vantagens sobre bons funcionários que não se prestam a politicagens, bajulações e afins. Isso infelizmente é muito comum e explica em boa parte porque a valorização de alguns, frente a desvalorização ou esquecimento de outros.
    Sei que eles não eram brasileiros, nem viviam aqui, mas provavelmente esse lado teve alguma influencia na história deles, além do fato do Edison ter condição financeira melhor.

    Infelizmente muitas pessoas se enganam, superiores se enganam ou deixam enganar-se por terem seu egos massageados por esses marketeiros, vendedores de ilusão da sociedade e não me refiro exclusivamente ao Tomas Edison, mas milhares de pessoas espalhadas por aí.
    O pior é que quem paga a conta geralmente são os mais competentes e menos vaidosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o mundo é movido pela esperteza nas horas do negocio. É preciso mesmo a pessoa ter lábia, ser marketeira e "catimba". Vejo muitos profissionais bons de serviço a míngua em prol daqueles que estão no lugar ao sol, porém são altamente incompetentes.

      Excluir
  3. Gari, muito bom o documentário. Fiquei bastante curioso mesmo.

    Interessante que meios muito avançados de tecnologia precisam de investimentos pesados, e fica bem claro que foi isso que faltou pra Tesla.

    Vou deixar aqui uma curiosidade. Quem quiser pode acreditar ou não.

    Em meados de 2007, eu tinha feito um trabalho na faculdade de informática sobre GPS veicular e posicionamento de ônibus em tempo real, para que as pessoas soubessem onde estariam o ônibus quando chegassem no ponto. Não Havia Smartphones e nem a tecnologia que temos hoje. Era tudo muito inovador. Esse era o tema do trabalho.
    Mas ficou tudo apenas na teoria.

    Anos depois vejo uma reportagem falando de um aplicativo que fazia exatamente o que eu tinha posto no papel. Só que em escala global, vários países, um projeto milionário.

    De outra vez eu comentei sobre os carros não precisarem de retrovisores, que isso era uma coisa ultrapassada com a tecnologia à disposição. Poderiam ser substituídos por câmeras e telas internas, igual às câmeras de ré. Fui indagado sobre dar início a um projeto como esse. Eu aleguei não ter verba, nem força política pra alterar o código de trânsito pra implementar isso nos carros novos.

    Tempos depois, vejo uma notícia sobre carros sendo produzidos sem os retrovisores. E seria uma questão de tempo até serem aceitos no Brasil.

    Outro exemplo, obviamente não meu, mas imagine quantas pessoas pelo mundo não imaginaram algo como o Uber. Alguns podem até ter implementado algo enxotar cidades. Mas apenas quem teve um grande investimento pode fazer isso em escala mundial.

    Ótimo post.

    Abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Caramba nunca que iria saber disso se não fosse por vc, pelo jeitos no USA os cientistas eram malandros, vejam o que fizeram com Santos Dumont.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos muitos "cientistas" que aproveitaram-se daqueles que realmente fizeram a diferença. Abraço

      Excluir
  5. Infelizmente é assim, existem inteligentes e expertos.
    Se tem inteligencia, constroem coisas e normalmente são passados para trás.
    Se é experto, constroem suas coisas utilizando as invenções de terceiros.
    Se a pessoa têm os dois vira ser diferenciado e de sucesso.

    Normalmente você verá estes perfis em muitos lugares e situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hammer True. Infelizmente sempre vemos isso no dia a dia. A questão foi que Tesla não soube fazer o jogo. Abraço

      Excluir
  6. Excelente artigo sobra a vida do Tesla

    É ótimo ter o exemplo destes gênios para nós ensinar a pensar fora da caixa.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  7. Olá Gari, parabéns pelo excelente blog, conteúdo de primeira!

    Acabei de adicionar você no meu blogroll e se possível poderia me add também no seu?

    Aliás, acabei da fazer um novo post lá no meu blog.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. um gênio teórico.

    o problema era a prática.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática o derrubou na hora de negociar suas invenções. Abraço

      Excluir
  9. Caramba, parabéns. E esse tipo de artigo que vale a pena ler. Você presta uma homenagem justa a um gênio esquecido.
    Oxalá artigos assim inspirem a comunidade, em vez, de falar de vizinha, namorada, garota de programa, que passou o mês sem ir ao restaurante, sem ir ao bordel, que andou a pé e etc....

    ResponderExcluir
  10. Olá GA

    Vi um episódio recente do big bang theory e pegaram pesado criticando o TE e levantaram s bola do Tesla.

    Engraçado foi a Penny achando que tesla era marca de carro kkkkk recomendo assistir esse episódio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeee vou ate assistir!!! Valeus pela indicação!!! Abraço

      Excluir
  11. Edson não foi um gênio. foi muito inteligente e acima da média.
    Foi um grande visionário financeiro "e só se importava", com seu lucro.
    Já o tesla um grande gênio, se importava com a humanidade.muito pouco com dinheiro.

    ResponderExcluir