Olá pessoal.. Este tópico será a respeito da aposentadoria. Fiz uma rápida pesquisa em diversos sites sobre a importância que os jovens têm dado para se aposentarem. Fiquei perplexo: mais de 70% dos jovens brasileiros não pensam no futuro. Vivem somente o dia de hoje sem pensar no amanhã!
Sinceramente não sei o que vai ser o futuro do Brasil quanto a essa nossa geração e as próximas. No meu serviço, por exemplo, se 5% pouparem e investirem é muito!!! Praticamente todos estão preocupados com reformas de casa, comprar carro, casa e viajar. Investimentos? Maioria dos 5% só deixa na poupança. o mínimo do mínimo coloca algo no Tesouro. Renda variável é CASSINO para eles.
Agora vejam esta reportagem:
Emily pensando no futuro carpe diem.
Emily
Araújo, 21 anos, parou de estudar no primeiro ano do ensino fundamental. Com
quatro filhos — dois casais de gêmeos —, vive sem plano de saúde. Nunca ouviu
falar em complementação da aposentadoria. “Eu deixo a vida me levar. Quando
preciso, vou ao hospital público.
Não penso no futuro. Mas pretendo fazer um curso
de enfermagem e outro de informática”, diz.
Poucos são os
brasileiros que se preocupam com a velhice. E o problema é ainda maior na base
da pirâmide social. São raros os casos daqueles que se dão conta do peso das
transformações cibernéticas, do movimento que os empurra para um futuro mais
qualificado e da importância de poupar e de se proteger com um plano de
previdência complementar.
A mãe de
Emily cria os netos. Sempre que pode, trabalha em dois empregos. “Um de manhã,
como babá, e outro à noite, como operadora de caixa”, afirma a jovem.
Jon
Consentino, 24, trabalha com arte e educação em uma escola particular e ganha
cerca de R$ 2 mil. “Acho um absurdo esse negócio de ter que se aposentar aos 65
anos. Nessa idade, as pessoas já não têm disposição”, afirma. Ele pretende
viajar e fazer trabalhos de “conectividade social”, usando métodos alternativos.
“Eu trabalho com música, com arte. Sou um pouco desligado”, destaca.
Denis e Erica pelo menos pensam um pouco no futuro.
Denis Rodrigues, 19, e Erica Gomes, 22,
são menores aprendizes na área de gastronomia, na Universidade de Brasília
(UnB). Recebem uma bolsa de R$ 430. “Pretendo seguir a carreira de webdesigner
gráfico. E quando estiver trabalhando, vou logo fazer um plano de previdência.
Já aprendi que tenho que juntar dinheiro para o futuro”, conta Denis. Erica vai
seguir a carreira de psicóloga. “Como moro com meus pais, 50% do salário irá para
a poupança. Me planejei para que essas mudanças aconteçam em minha vida a
partir do ano que vem”, declara.
Bruno
Sampaio,19, sonha em estudar e trabalhar fora do país. “Eu e meu irmão já
conversamos sobre isso. Não vamos ficar no Brasil”, garante. A decisão foi
motivada também pelos entraves nos serviços públicos. “Tudo por aqui é difícil.
Quando a gente fica doente, só tem que rezar para passar logo. Há cerca de seis
meses, tive um problema de saúde. Fui no HRAN, me mandaram para Sobradinho e,
de lá, para o Paranoá. Acabei indo para uma clínica particular. O Brasil não
tem solução e eu não quero ter uma vida precária”, lamenta.
E vocês? O que percebem no serviço de vocês? Fico imaginando daqui uns 30, 40 anos o que será dessas pessoas que não poupam nada. Será que os filhos e netos vão sustentar ou também dentro da geração NEM NEM? Abraço
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/02/12/internas_economia,659342/jovens-nao-se-planejam-para-aposentadoria.shtml
Esse país é um lixo.
ResponderExcluirA tendencia é piorar principalmente na questão financeira dos brasileiros. É impressionante esta nova geração. Não pensam no futuro e ainda acham que nunca ficarão doentes.
ExcluirA maioria das pessoas só vai se preocupar de fato com aposentadoria após os 40 anos.
ResponderExcluirSinceramente não sei como será no futuro.
Hoje se começa a trabalhar geralmente mais tarde e mesmo com superior e afins as médias salariais muitas vezes são baixas, até o cara ter algum patrimônio já está beirando os 40 anos.
Se errar muito na vida financeira tá fodido.
Aqui no Brasil qualquer vacilo é fatal. eu comecei a poupar aos 25 anos de idade e achei muito tarde. Depois farei um post a respeito do meu avô o qual está pagando um preço muito caro não ter planejado direito a aposentadoria. Abraço
ExcluirQue porra é essa gari!?!?!
ResponderExcluirOnde achou esse povo??
Esses sao os mendigos de 2035 se continuarem assim...
Abraços
É o que mais tem nessa bananalandia. O brasileiro não se importa com o futuro. Querem o AGORA.
ExcluirPrecisaria de uns 18 anos de educação financeira do ensino básico a faculdade pra mudar esse quadro...
ResponderExcluirou passar nas novelas da globo alguém sem esteriótipo do rico muquirana kkk...
Abraço
concordo com voce. Precisaria de muitos anos para educar esse povo analfabeto financeiro.
Excluiré tá longe do povo se tocar e pensar no futuro, trabalho em Universidade e te falo que a nova geração não quer nem saber de trabalhar !!
ResponderExcluirE quem vai sobrar essa bomba? Para os pais desses jovens. Até os filhos dessa nova geração estarão a mercê dos avós. Abraço
ExcluirA maioria pensa que o dinheiro que você ao governo vai para um fundo aonde governo te devolve depois com juros e correção monetária.
ResponderExcluirComo funciona realmente: Você paga para quem esta aposentado hoje contando que aja alguém para pagar sua aposentadoria amanhã, logo para pirâmide financeira funcionar é preciso que aja mais escravos na base para sustentar os aposentados do topo.
Não havendo escravos na base somada as contribuições insuficientes para manter o esquema funcional. O governo é obrigado roubar outros setores da economia para pagar aposentados.
E quais os resultados da turma que só pensa em direitos e não em deveres:
Grécia!
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/05/1769276-grecia-aprova-reformas-nas-aposentadorias-e-imposto-de-renda.shtml
A realidade econômica tarda , mas não falha.
Na ordem de gastos estatais o primeiro gasto sempre é a previdência; e não pense que os países desenvolvidos estão muitos diferentes do Brasil, todo países estão indo para o buraco uns mais rápido e outros menos.
Cito como ex: Japão que já rouba 50% da renda do trabalhar para custear aposentadoria.
Abraço
Logo é a geração ai de cima que vai pagar sua aposentadoria pública. Hhahaha
ExcluirA conta não fecha e o pessoal ainda acredita em malabarismo. Como voce mesmo afirmou, serão eles que vao pagar nossa aposentadoria pública. Mas que maravilha hein!!! O brasileiro é engraçado: odeia o Estado, mas sempre exige o mesmo como babá. Vai entender. Eu que não vou bancar esse bando de inútil no futuro. Já considero perdido o valor que descontam da minha aliquota previdenciária. E olha que no meu serviço, o governo morde 13,50% sobre o vencimento. Daqui uns 10 anos veremos a alíquota subindo para 20% nos para os funcionários públicos e uns 18% na iniciativa privada. Dinheiro indo pro ralo.
ExcluirEu ia falar isso também MDD..quase todos os países do mundo tem problemas com previdência. Lendo o livro do Arnold Schwaznnegger , ele fala que é uma situação dificil de ser mudada , porque envolve muita gente , sindicatos e ninguém não quer nem saber , só querem sua aposentadoria gorda garantida pelo governo. No Brasil mesmo , tenho certeza que ninguem não quer nem saber sobre reforma da previdência , não sabem os motivos de ela estar querendo ser aprovada. Enfim... não acho que isso afete nossas vidas , desde que façamos nossa parte.
ExcluirRapaz, usar um livro "escrito" por Arnold Schawznegger como fonte de citação ! PQP !!!
ExcluirAcredito que realmente o motivo dessa situação , é a falta de informação. As pessoas não entendem para que serve o dinheiro , oque ele vai te proporciona em relação a paz e tranquilidade. Digo por experiencia própria , a unica coisa que conseguia enchergar até pouco tempo era os prazeres momentâneos.
ResponderExcluirPerfeito!!! As pessoas estão perdidas sobre o que é dinheiro? como ele funciona? Você já até sabe para quem vai sobrar esta bomba.
ExcluirOlá Gari,
ResponderExcluirAqui no meu trabalho e a maioria das pessoas que conheço não poupam. Eu fiz até um post relatando como eles faz piadinhas porque eu invisto.
Muitos falam que o povo não tem educação financeira e por isso não poupam e investe. Uma parte é verdade, mas a outra é mentira, pois conheço muita gente que nunca estudou e vieram da pobreza e hoje estão bem. Na verdade o povo quer é viver nas custas do governo.
Abraços.
Essas pessoas pagarão um preço alto lá na frente por causa ignorância financeira. Farei um post relatando meu avô parte de mãe que nunca pensou no futuro, nunca se importou com filhos e netos e agora vive ligando pedindo dinheiro.
ExcluirOnde trabalho as pessoas ganham bem e tem um bom nível de formação.
ResponderExcluirMas no geral, poucos se preocupam com a aposentadoria. Tem uns colegas que recebem subsídio, que vão se aposentar com salário integral, ganhando 22, 23 mil por mês. E contam que receberão isso pro resto da vida.
Eu penso diferente. Fiz a opção por sair da contribuição integral sobre o salário e cobtribuo sobre o teto da previdência. Pago o fundo de pensão sobre 5% do meu salário. Por fora eu invisto desde 2011. Comecei investindo em ações, mas desde 2015 que estou concentrado em fii's.
Quero fazer minha aposentadoria com fii's. Hoje já conseguiria sobreviver com os rendimentos que recebo. Mas minha meta é continuar trabalhando mas sem depender do meu salário e chegar aos 40 anos independente financeiramente.
Na sala que trabalho tem 8 pessoas, eu e mais 7.
Apenas 1 paga previdência por fora. Uma colega herdou imóveis do pai que rendem mais que o triplo do que ela recebe de salário. Essa é rica. Viaja todos os anos, vive em festas, só usa roupas caras, torra dinheiro. Mas ela pode.
O restante irá depender da previdência pública.
Penso assim: Quem nasceu em berço de ouro ou recebeu uma herança boa tem que aproveitar a oportunidade. quem não tem, paciência!!! Correr atrás e fazer o seu, pois ninguem fará em seu lugar.
ExcluirVoce está certo em contribuir pelo teto. No meu caso, nem isso posso. Estou amarrado ao Regime Específico. Canseira viu.
"o inverno está chegando"
ResponderExcluirjá estou esperando os mortos-vivos batendo à porta.
abs!
Bela reflexão!!! Abraço
ExcluirTambém acho esse país um lixo. Mas gari, o que você acha desses lixos que optam por carreiras saturadas e que só subsistem por conta do aval do estado, tais como as relacinadas ao direito? São esses lixos que afundambo país porque além de contribuírem para o inchaço do estado, a maioria deles passam fome com salários miseráveis. Eles mesmos são culpados por inflacionarem o mercado e ainda reclamam. O que acha desses lixos do direito tais como advolixos e afins?
ResponderExcluirAdvolixos para serem alguem precisam de ter influencia na familia com escritorio estruturado senao melhor partir pros concursos ou empreender. Depender de cliente/sentença e alvará de juiz é pedir pra passar fome.
ExcluirRealmente é complicado, mas no fim muitos realmente acreditam que essa pirâmide estatal vai durar para sempre. Logo não creio que isso irá servira no meu caso (25-30 anos), logo montar um portfólio diversificado que gere renda é crucial. Sobre a educação financeira como citado nos comentários a situação que observo é péssima, a grande maioria tem a ideia que riqueza é sinônimo de adquirir muitos passivos financeiros e viver na esbornia ao melhor estilo carpe diem e não como a liberdade para fazer o que ama ou ficar em casa de cueca assistindo netflix em horário comercial, ou seja, o que lhe der na telha. Muitos desconhecem ainda como a própria previdência social funciona, alguns acreditam que (ainda na informalidade) vão ter direito a aposentadoria por idade mesmo não cumprindo na totalidade a carência previdenciária (uma provável confusão com o LOAS que algum conhecido pode ter conseguido) sobrando para seus filhos e netos o ônus dos gastos que nessa idade só tendem aumentar, em especial com a saúde.
ResponderExcluir"alguns acreditam que (ainda na informalidade) vão ter direito a aposentadoria por idade mesmo não cumprindo na totalidade a carência previdenciária (uma provável confusão com o LOAS que algum conhecido pode ter conseguido) sobrando para seus filhos e netos o ônus dos gastos que nessa idade só tendem aumentar, em especial com a saúde."
ExcluirA tendencia é vermos cada vez mais filhos dependentes de idosos e tambem netos tendo que sustentar pais e avós. Abraço
Ótimo post! Reflexão importantíssima a fazermos...Comecemos por nós...
ResponderExcluirMudei o meu modo de pensar sobre finanças pessoais no ano retrasado. A partir daí venho evoluindo, junto a minha família e amigos próximos...
Também vejo evolução no trabalho. Observo alguns dos meus colegas em uma caminhada, apesar da grande maioria nem perceber-se na corrida dos ratos...
Assim, se quem deveria orientar a formação (não só financeira, mas focando, aqui, este aspecto da vida) dos jovens nem compreende onde se encontra, imagina essa criançada...
Bom que o pessoal tem tido consciência sobre poupar e investir. Tarde seria deixar isto para a 3ª idade. Abraço
ExcluirInfelizmente é a realidade da grande massa da nossa sociedade, se engana quem pensa que é só o filho do pobre que negligencia a vida financeira, convivo com gente rica que não para de trabalhar, afinal o monte de dinheiro que ganha serve para bancar o custo de vida gigantesco, todos fadados a trabalhar até a morte. Triste realidade social, sorte daqueles que "acordam cedo". Forte abraço gari!!
ResponderExcluirVerdade Seco. Ricos que precisam manter o estilo de vida em dia e com isso não podem largar seus empregos. Abraço
ExcluirEles merecem. Até dá para entender o trabalhador braçal não poupar, mas não eles.
ExcluirA imensa maioria foi, é e sempre será idiota. Pensar no futuro (acima de 10 anos) é algo que vai contra nosso instinto primitivo de macacos. Nossos ancestrais somente se preocupavam com o dia de hoje.
ResponderExcluirNenhuma novidade. Provavelmente os pais e demais familiares da maioria dos blogueiros da finansfera eram/são carpem. A maioria dos meus conhecidos são. E assim o mundo gira.
A salvação é para poucos. Isso é biblíco.
Próximo topico : "A VIDA COMO ELA É" vou falar sobre meu avô parte de mãe que viveu a vida carpe dien, nunca se importou com filhos, traiu minha avó e agora está pedindo ajuda aos filhos e netos mesmo tendo aposentadoria. Abraço
ExcluirSerá muito complicado a questão das aposentadorias daqui a 30 anos, pois, serão bastantes pequenas e não darão para viver, apenas para sobreviver.
ResponderExcluirQuem não tiver poupado e não tiver uma outra aposentadoria em investimentos será complicado.
Abraço e bons investimentos.
Isso mesmo colega. Daqui 30 anos aposto que todos receberão salário mínimo do INSS somente para sobreviver. Abraço
ExcluirEu prevejo o caos daqui uns anos. Se eu estiver vivo para ver, espero estar na minha poltrona recebendo meus aluguéis ou dividendos.......
ResponderExcluirO pensamento brasileiro sobre poupança e dominado pelo imediatismo porque a maioria esmagadora é trabalhador braçal
ResponderExcluirde 2k que nunca vai ter poupança. Eles são a maioria.
Agora, como nos somos dos poucos que ganha mais do que isso, poupar é um dever.
Agora, se esses de 20k não conseguirem poupar para a aposentadoria, merecem a desgraca.
Esses chimpas carpes podem não pagar nossa aposentadoria de INSS, mas são os seus juros de financiamentos, empréstimos, populixos, etc. que pagarão nossa IF de aluguéis e dividendos
ResponderExcluir