Minha lista de blogs

quinta-feira, 17 de maio de 2018

O que os jovens brasileiros pensam sobre a APOSENTADORIA?



Olá pessoal.. Este tópico será a respeito da aposentadoria. Fiz uma rápida pesquisa em diversos sites sobre a importância que os jovens têm dado para se aposentarem. Fiquei perplexo: mais de 70% dos jovens brasileiros não pensam no futuro. Vivem somente o dia de hoje sem pensar no amanhã!

Sinceramente não sei o que vai ser o futuro do Brasil quanto a essa nossa geração e as próximas. No meu serviço, por exemplo, se 5% pouparem e investirem é muito!!! Praticamente todos estão preocupados com reformas de casa, comprar carro, casa e viajar. Investimentos?  Maioria dos 5% só deixa na poupança. o mínimo do mínimo coloca algo no Tesouro. Renda variável é CASSINO para eles. 

Agora vejam esta reportagem:

                                              Emily pensando no futuro carpe diem.

Emily Araújo, 21 anos, parou de estudar no primeiro ano do ensino fundamental. Com quatro filhos — dois casais de gêmeos —, vive sem plano de saúde. Nunca ouviu falar em complementação da aposentadoria. “Eu deixo a vida me levar. Quando preciso, vou ao hospital público.
Não penso no futuro. Mas pretendo fazer um curso de enfermagem e outro de informática”, diz.

Poucos são os brasileiros que se preocupam com a velhice. E o problema é ainda maior na base da pirâmide social. São raros os casos daqueles que se dão conta do peso das transformações cibernéticas, do movimento que os empurra para um futuro mais qualificado e da importância de poupar e de se proteger com um plano de previdência complementar.

A mãe de Emily cria os netos. Sempre que pode, trabalha em dois empregos. “Um de manhã, como babá, e outro à noite, como operadora de caixa”, afirma a jovem. 

Jon Consentino, 24, trabalha com arte e educação em uma escola particular e ganha cerca de R$ 2 mil. “Acho um absurdo esse negócio de ter que se aposentar aos 65 anos. Nessa idade, as pessoas já não têm disposição”, afirma. Ele pretende viajar e fazer trabalhos de “conectividade social”, usando métodos alternativos. “Eu trabalho com música, com arte. Sou um pouco desligado”, destaca.


                          Denis e Erica pelo menos pensam um pouco no futuro.

Denis Rodrigues, 19, e Erica Gomes, 22, são menores aprendizes na área de gastronomia, na Universidade de Brasília (UnB). Recebem uma bolsa de R$ 430. “Pretendo seguir a carreira de webdesigner gráfico. E quando estiver trabalhando, vou logo fazer um plano de previdência. Já aprendi que tenho que juntar dinheiro para o futuro”, conta Denis. Erica vai seguir a carreira de psicóloga. “Como moro com meus pais, 50% do salário irá para a poupança. Me planejei para que essas mudanças aconteçam em minha vida a partir do ano que vem”, declara.

Bruno Sampaio,19, sonha em estudar e trabalhar fora do país. “Eu e meu irmão já conversamos sobre isso. Não vamos ficar no Brasil”, garante. A decisão foi motivada também pelos entraves nos serviços públicos. “Tudo por aqui é difícil. Quando a gente fica doente, só tem que rezar para passar logo. Há cerca de seis meses, tive um problema de saúde. Fui no HRAN, me mandaram para Sobradinho e, de lá, para o Paranoá. Acabei indo para uma clínica particular. O Brasil não tem solução e eu não quero ter uma vida precária”, lamenta.


E vocês? O que percebem no serviço de vocês? Fico imaginando daqui uns 30, 40 anos o que será dessas pessoas que não poupam nada. Será que os filhos e netos vão sustentar ou também dentro da geração NEM NEM? Abraço


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/02/12/internas_economia,659342/jovens-nao-se-planejam-para-aposentadoria.shtml


39 comentários:

  1. Respostas
    1. A tendencia é piorar principalmente na questão financeira dos brasileiros. É impressionante esta nova geração. Não pensam no futuro e ainda acham que nunca ficarão doentes.

      Excluir
  2. A maioria das pessoas só vai se preocupar de fato com aposentadoria após os 40 anos.
    Sinceramente não sei como será no futuro.

    Hoje se começa a trabalhar geralmente mais tarde e mesmo com superior e afins as médias salariais muitas vezes são baixas, até o cara ter algum patrimônio já está beirando os 40 anos.
    Se errar muito na vida financeira tá fodido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil qualquer vacilo é fatal. eu comecei a poupar aos 25 anos de idade e achei muito tarde. Depois farei um post a respeito do meu avô o qual está pagando um preço muito caro não ter planejado direito a aposentadoria. Abraço

      Excluir
  3. Que porra é essa gari!?!?!
    Onde achou esse povo??
    Esses sao os mendigos de 2035 se continuarem assim...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que mais tem nessa bananalandia. O brasileiro não se importa com o futuro. Querem o AGORA.

      Excluir
  4. Precisaria de uns 18 anos de educação financeira do ensino básico a faculdade pra mudar esse quadro...
    ou passar nas novelas da globo alguém sem esteriótipo do rico muquirana kkk...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce. Precisaria de muitos anos para educar esse povo analfabeto financeiro.

      Excluir
  5. é tá longe do povo se tocar e pensar no futuro, trabalho em Universidade e te falo que a nova geração não quer nem saber de trabalhar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem vai sobrar essa bomba? Para os pais desses jovens. Até os filhos dessa nova geração estarão a mercê dos avós. Abraço

      Excluir
  6. A maioria pensa que o dinheiro que você ao governo vai para um fundo aonde governo te devolve depois com juros e correção monetária.

    Como funciona realmente: Você paga para quem esta aposentado hoje contando que aja alguém para pagar sua aposentadoria amanhã, logo para pirâmide financeira funcionar é preciso que aja mais escravos na base para sustentar os aposentados do topo.


    Não havendo escravos na base somada as contribuições insuficientes para manter o esquema funcional. O governo é obrigado roubar outros setores da economia para pagar aposentados.


    E quais os resultados da turma que só pensa em direitos e não em deveres:

    Grécia!


    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/05/1769276-grecia-aprova-reformas-nas-aposentadorias-e-imposto-de-renda.shtml

    A realidade econômica tarda , mas não falha.

    Na ordem de gastos estatais o primeiro gasto sempre é a previdência; e não pense que os países desenvolvidos estão muitos diferentes do Brasil, todo países estão indo para o buraco uns mais rápido e outros menos.

    Cito como ex: Japão que já rouba 50% da renda do trabalhar para custear aposentadoria.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo é a geração ai de cima que vai pagar sua aposentadoria pública. Hhahaha

      Excluir
    2. A conta não fecha e o pessoal ainda acredita em malabarismo. Como voce mesmo afirmou, serão eles que vao pagar nossa aposentadoria pública. Mas que maravilha hein!!! O brasileiro é engraçado: odeia o Estado, mas sempre exige o mesmo como babá. Vai entender. Eu que não vou bancar esse bando de inútil no futuro. Já considero perdido o valor que descontam da minha aliquota previdenciária. E olha que no meu serviço, o governo morde 13,50% sobre o vencimento. Daqui uns 10 anos veremos a alíquota subindo para 20% nos para os funcionários públicos e uns 18% na iniciativa privada. Dinheiro indo pro ralo.

      Excluir
    3. Eu ia falar isso também MDD..quase todos os países do mundo tem problemas com previdência. Lendo o livro do Arnold Schwaznnegger , ele fala que é uma situação dificil de ser mudada , porque envolve muita gente , sindicatos e ninguém não quer nem saber , só querem sua aposentadoria gorda garantida pelo governo. No Brasil mesmo , tenho certeza que ninguem não quer nem saber sobre reforma da previdência , não sabem os motivos de ela estar querendo ser aprovada. Enfim... não acho que isso afete nossas vidas , desde que façamos nossa parte.

      Excluir
    4. Rapaz, usar um livro "escrito" por Arnold Schawznegger como fonte de citação ! PQP !!!

      Excluir
  7. Acredito que realmente o motivo dessa situação , é a falta de informação. As pessoas não entendem para que serve o dinheiro , oque ele vai te proporciona em relação a paz e tranquilidade. Digo por experiencia própria , a unica coisa que conseguia enchergar até pouco tempo era os prazeres momentâneos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!! As pessoas estão perdidas sobre o que é dinheiro? como ele funciona? Você já até sabe para quem vai sobrar esta bomba.

      Excluir
  8. Olá Gari,

    Aqui no meu trabalho e a maioria das pessoas que conheço não poupam. Eu fiz até um post relatando como eles faz piadinhas porque eu invisto.

    Muitos falam que o povo não tem educação financeira e por isso não poupam e investe. Uma parte é verdade, mas a outra é mentira, pois conheço muita gente que nunca estudou e vieram da pobreza e hoje estão bem. Na verdade o povo quer é viver nas custas do governo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas pessoas pagarão um preço alto lá na frente por causa ignorância financeira. Farei um post relatando meu avô parte de mãe que nunca pensou no futuro, nunca se importou com filhos e netos e agora vive ligando pedindo dinheiro.

      Excluir
  9. Onde trabalho as pessoas ganham bem e tem um bom nível de formação.
    Mas no geral, poucos se preocupam com a aposentadoria. Tem uns colegas que recebem subsídio, que vão se aposentar com salário integral, ganhando 22, 23 mil por mês. E contam que receberão isso pro resto da vida.
    Eu penso diferente. Fiz a opção por sair da contribuição integral sobre o salário e cobtribuo sobre o teto da previdência. Pago o fundo de pensão sobre 5% do meu salário. Por fora eu invisto desde 2011. Comecei investindo em ações, mas desde 2015 que estou concentrado em fii's.
    Quero fazer minha aposentadoria com fii's. Hoje já conseguiria sobreviver com os rendimentos que recebo. Mas minha meta é continuar trabalhando mas sem depender do meu salário e chegar aos 40 anos independente financeiramente.
    Na sala que trabalho tem 8 pessoas, eu e mais 7.
    Apenas 1 paga previdência por fora. Uma colega herdou imóveis do pai que rendem mais que o triplo do que ela recebe de salário. Essa é rica. Viaja todos os anos, vive em festas, só usa roupas caras, torra dinheiro. Mas ela pode.
    O restante irá depender da previdência pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim: Quem nasceu em berço de ouro ou recebeu uma herança boa tem que aproveitar a oportunidade. quem não tem, paciência!!! Correr atrás e fazer o seu, pois ninguem fará em seu lugar.

      Voce está certo em contribuir pelo teto. No meu caso, nem isso posso. Estou amarrado ao Regime Específico. Canseira viu.

      Excluir
  10. "o inverno está chegando"

    já estou esperando os mortos-vivos batendo à porta.

    abs!

    ResponderExcluir
  11. Também acho esse país um lixo. Mas gari, o que você acha desses lixos que optam por carreiras saturadas e que só subsistem por conta do aval do estado, tais como as relacinadas ao direito? São esses lixos que afundambo país porque além de contribuírem para o inchaço do estado, a maioria deles passam fome com salários miseráveis. Eles mesmos são culpados por inflacionarem o mercado e ainda reclamam. O que acha desses lixos do direito tais como advolixos e afins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Advolixos para serem alguem precisam de ter influencia na familia com escritorio estruturado senao melhor partir pros concursos ou empreender. Depender de cliente/sentença e alvará de juiz é pedir pra passar fome.

      Excluir
  12. Realmente é complicado, mas no fim muitos realmente acreditam que essa pirâmide estatal vai durar para sempre. Logo não creio que isso irá servira no meu caso (25-30 anos), logo montar um portfólio diversificado que gere renda é crucial. Sobre a educação financeira como citado nos comentários a situação que observo é péssima, a grande maioria tem a ideia que riqueza é sinônimo de adquirir muitos passivos financeiros e viver na esbornia ao melhor estilo carpe diem e não como a liberdade para fazer o que ama ou ficar em casa de cueca assistindo netflix em horário comercial, ou seja, o que lhe der na telha. Muitos desconhecem ainda como a própria previdência social funciona, alguns acreditam que (ainda na informalidade) vão ter direito a aposentadoria por idade mesmo não cumprindo na totalidade a carência previdenciária (uma provável confusão com o LOAS que algum conhecido pode ter conseguido) sobrando para seus filhos e netos o ônus dos gastos que nessa idade só tendem aumentar, em especial com a saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "alguns acreditam que (ainda na informalidade) vão ter direito a aposentadoria por idade mesmo não cumprindo na totalidade a carência previdenciária (uma provável confusão com o LOAS que algum conhecido pode ter conseguido) sobrando para seus filhos e netos o ônus dos gastos que nessa idade só tendem aumentar, em especial com a saúde."

      A tendencia é vermos cada vez mais filhos dependentes de idosos e tambem netos tendo que sustentar pais e avós. Abraço

      Excluir
  13. Ótimo post! Reflexão importantíssima a fazermos...Comecemos por nós...
    Mudei o meu modo de pensar sobre finanças pessoais no ano retrasado. A partir daí venho evoluindo, junto a minha família e amigos próximos...
    Também vejo evolução no trabalho. Observo alguns dos meus colegas em uma caminhada, apesar da grande maioria nem perceber-se na corrida dos ratos...
    Assim, se quem deveria orientar a formação (não só financeira, mas focando, aqui, este aspecto da vida) dos jovens nem compreende onde se encontra, imagina essa criançada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que o pessoal tem tido consciência sobre poupar e investir. Tarde seria deixar isto para a 3ª idade. Abraço

      Excluir
  14. Infelizmente é a realidade da grande massa da nossa sociedade, se engana quem pensa que é só o filho do pobre que negligencia a vida financeira, convivo com gente rica que não para de trabalhar, afinal o monte de dinheiro que ganha serve para bancar o custo de vida gigantesco, todos fadados a trabalhar até a morte. Triste realidade social, sorte daqueles que "acordam cedo". Forte abraço gari!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Seco. Ricos que precisam manter o estilo de vida em dia e com isso não podem largar seus empregos. Abraço

      Excluir
    2. Eles merecem. Até dá para entender o trabalhador braçal não poupar, mas não eles.

      Excluir
  15. A imensa maioria foi, é e sempre será idiota. Pensar no futuro (acima de 10 anos) é algo que vai contra nosso instinto primitivo de macacos. Nossos ancestrais somente se preocupavam com o dia de hoje.

    Nenhuma novidade. Provavelmente os pais e demais familiares da maioria dos blogueiros da finansfera eram/são carpem. A maioria dos meus conhecidos são. E assim o mundo gira.

    A salvação é para poucos. Isso é biblíco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximo topico : "A VIDA COMO ELA É" vou falar sobre meu avô parte de mãe que viveu a vida carpe dien, nunca se importou com filhos, traiu minha avó e agora está pedindo ajuda aos filhos e netos mesmo tendo aposentadoria. Abraço

      Excluir
  16. Será muito complicado a questão das aposentadorias daqui a 30 anos, pois, serão bastantes pequenas e não darão para viver, apenas para sobreviver.

    Quem não tiver poupado e não tiver uma outra aposentadoria em investimentos será complicado.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo colega. Daqui 30 anos aposto que todos receberão salário mínimo do INSS somente para sobreviver. Abraço

      Excluir
  17. Eu prevejo o caos daqui uns anos. Se eu estiver vivo para ver, espero estar na minha poltrona recebendo meus aluguéis ou dividendos.......

    ResponderExcluir
  18. O pensamento brasileiro sobre poupança e dominado pelo imediatismo porque a maioria esmagadora é trabalhador braçal
    de 2k que nunca vai ter poupança. Eles são a maioria.

    Agora, como nos somos dos poucos que ganha mais do que isso, poupar é um dever.

    Agora, se esses de 20k não conseguirem poupar para a aposentadoria, merecem a desgraca.

    ResponderExcluir
  19. Esses chimpas carpes podem não pagar nossa aposentadoria de INSS, mas são os seus juros de financiamentos, empréstimos, populixos, etc. que pagarão nossa IF de aluguéis e dividendos

    ResponderExcluir