Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A Vida Como ela é: Jacinto, o ostentador desesperado

A VIDA COMO ELA É: JACINTO, O OSTENTADOR DESESPERADO




Hoje irei contar mais um episódio da vida como ela é. Será um relato longo. Preparem a coca cola e pipoca. O nome da pessoa é Jacinto (fictício). Grande amigo do Gari Advogado por muitos anos.  Tem na faixa de 30 a 35 anos. Somente o ensino médio completo. Estudamos na época do ensino fundamental e médio.  Possui uma voz invejável e com isso, fez inscrição num programa de televisão chamado “ÍDOLOS”, ficando entre os 50 melhores do Brasil. Após algum tempo, tentou carreira com uma dupla sertaneja, porém foi infrutífera.


                                         Jacinto pensando em virar cantor sertanejo.

Jacinto sempre foi um rapaz que adora ostentar. Na época do ensino fundamental e médio, aparecia com tênis de marca (aqueles que custam na faixa de R$ 800 reais) e camisas de marca também. Nesta época de onde ele tirava o dinheiro Gari? Tirava do seu pai que ganhou uma grana boa na justiça contra o Estado que ele reside.

                                          Jacinto ostentando como muitos da terra tupiniquim fazem.


O tempo foi passando e eis que terminamos o ensino médio. Época de vestibular, cursinhos, o que fazer? Que curso? Nesta época eu estava me preparando para o concurso da prefeitura – gari e assim que passasse eu poderia prestar vestibular para o curso de direito e assim pagar minha faculdade caso não passasse na federal. O Jacinto, por sua vez não pensou em fazer faculdade. O pai acabou com a grana da indenização recebida e com isso somente ficou com sua aposentadoria. Sua mãe, chamada Clotilde (nome fictício), separada do pai, não pôde ajudar o filho, pois estava mais preocupada em doar bens para a fogueira santa de Israel do que qualquer outra pessoa. Clotilde recebeu uma herança até boa da mãe (3 carros) e o que ela fez? Doou os 3 carros para a fogueira santa. E o Jacinto? Tinha carro? Nada... andava de ônibus e isso o chateou bastante. A mãe prometeu a ele que ganharia em dobro fazendo isso, porém não foi o que ocorreu nos bastidores a seguir.

                                         "Relaxa meu filho Jacinto!! Ganharás em dobro!!" - Clotilde


Após 1 ano, Jacinto arranjou um emprego de locutor nesses supermercados da vida. Ganhava uns R$ 1.200,00 morando com a mãe. Ele veio me procurar querendo saber minha opinião a respeito de um veículo.

- Gari, estou realmente pensando em comprar um carro seminovo. Sei de uns esquemas ae e vou providenciar o possante. Darei 1500 reais de entrada no Gol 1.6 /2007 no valor de R$ 15.000,00 e o restante parcelo em 60x. Consigo adquirir já que meu salário é só para mim.

Escutei pacientemente sua fala. Alertei do risco, porem o Jacinto ignorou. Após 1 semana, ele aparece em casa todo empolgado com seu novo possante. Saía com muitas mulheres e sempre no final do mês faltava dinheiro. O carro começou a ter diversos defeitos (motor, correia dentada, suspensão). Ou seja, latada total a compra do veículo.

               Jacinto todo feliz com seu mega power possante popular sem pensar nas bombas que viriam depois


Passaram-se mais alguns meses e eis que o Jacinto tirou a sorte grande. Sua voz encantou um homem que passava no supermercado. Um deputado federal. Pegou o cel do Jacinto e após 2 semanas, arranjou um cargo comissionado para o mesmo. Sua função seria utilizar a voz para os amigos do deputado federal na política, além de participar de carreatas e até mesmo atender pedidos de outros deputados amigos. Salário inicial em 2012: R$ 6.000,00.

Realmente sua vida mudou. Conheceu e conhece muitos políticos influentes e ainda participa de várias festas. Queria aumentar seus gastos e conforto. Primeira coisa a se fazer já que sou ser que trabalha com um importante membro da política? Repassou o carro popular para outra pessoa SEM TRANSFERIR O VEÍCULO AO DETRAN. Após isso, o que mais queria? Um carro bem melhor. Por que não? Estou ganhando muito bem, dizia Jacinto. Foi logo na loja da Honda e fechou o mais novo possante: Honda Civic automático. Como pagaria por este carro? Fácil, dizia ele. Farei um empréstimo consignado pelo governo em 60x. Vai descontar do meu contracheque, mas nem vou sentir. Ainda mais com essa máquina nas mãos. Fiquei só observando.... 


                                          "Agora eu vou inflamar com todo mundo Gari."

OBS: minha maior burrice foi ter emprestado R$ 2.000,00 para ele. Era caso de vida ou morte. Agiotas o ameaçavam de morte e por eu ter muita empatia com outros, acabei fazendo esta besteira. Em 3 anos recebi somente R$ 1.500,00 de volta. Aprendi a lição.


                                               Jacinto vivendo uma vida de rei com salário de 6k. 

O tempo foi passando e agora o Jacinto estava namorando e também com seu novo possante. Festas, gastos, boates era de lei quase todos os dias. Nesta época eu já era Gari e ganhava salário mínimo mais ou menos. Entrei para uma faculdade particular no curso de direito e com meu salario, pagava minha faculdade. Eu parei praticamente de ter uma vida social. Meu foco era somente estudos, trabalho e faculdade. Jacinto, por sua vez, focava em festas e mais festas. A conta começou a chegar.

Primeiro que o Jacinto pegou uma grana emprestada da CEF para “suprir” seus gastos. Foram R$ 10.000,00 reais. Em pouco tempo, ele e a namorada torraram tudo. Já pensava em dar calote no banco. Inclusive contratou um advogado e entrou com uma ação judicial alegando abuso nos juros do empréstimo que teria feito.

                                               "Que felicidade!! Agora estou mais rico com mais de 10k!!"

Não obstante, por trabalhar com políticos influentes, participou de diversas brigas em boates e também provocou um acidente contra outro veículo. Ninguém se feriu, porém o prejuízo material estava em cena.  Três processos criminais no juizado especial criminal nas costas (briga em boate, desacato a um policial e direção perigosa - embriagado) e mais um processo cível (a parte autora pleiteou indenização pelo dano causado ao seu respectivo carro contra o reu Jacinto).

                                         Pancadaria na boate!! A culpa não foi minha, alegou Jacinto.


Isto que já estamos em 2016. Bebedeiras, baladas e gastos. Tudo que o Jacinto fazia. IPVA atrasado, multa no transito beirando os R$12.000,00 reais. Quantos pontos na carteira? 145 pontos. Isso mesmo!! Perdeu a carteira, mas ainda sim dirige.

O salário já não mais satisfazia suas alegrias. Assim que caía na conta, o cheque especial já devorava todo valor. Passou a receber ligações do banco CEF exigindo que ele fizesse um acordo e pagasse o valor que pegou na época. Para piorar a situação, resolveu entrar em contato com uma empresa especializada em emprestar dinheiro até mesmo a pessoas com nome sujo. Pegou R$ 5.000,00 reais de um banco não grande que irei chamar de X, com juros a 23% ao mês para abater o IPVA atrasado.

O desespero aumentou ainda mais com as audiências criminais. Eu ajudei um pouco, porém somente isso. Gastou mais R$ 1.500,00 (utilizando o cheque especial) para contratar um advogado criminalista.  

Mais um mês se passou e agora veio à intimação do processo civil. A parte autora chamada Elisberto (fictício) pedindo R$ 35.000,00 reais em danos morais e materiais pelo estrago promovido por Jacinto. No desespero, pediu ajuda a um colega do trabalho para atuar no processo civil. Primeiramente alegou ser hipossuficiente. Não colou, pois Elisberto juntou fotos do Jacinto ostentando no Facebook, Instagram, Twitter,  e o juiz indeferiu o pedido de gratuidade da justiça.

                     Prova nos autos comprovando que o Jacinto não é hipossuficiente. Redes sociais podem tudo!!


OBS: Todo cuidado nos dias atuais ficar postando em redes sociais e ostentando. Vejo muitos casos de pais que devem pensão alimentícia.

                                                 Mais ações chegando a galope contra Jacinto.

Devendo o mundo, teve a sorte de ter 2 processos criminais extintos e o outro foi condenado a pagar em 6x R$ 500,00 +  prestação de serviço a comunidade. O buraco só afundando mais e mais.  Lembram do carro que ele repassou e não transferiu? Pois é. O banco que ele financiou o carro entrou com uma ação de BUSCA E APREENSÃO do veículo popular. Como nunca encontrava o possante com o Jacinto, pediram ao juiz que pudesse penhorar quaisquer outros bens e assim satisfizesse o débito. Valor atualizado dessa bomba do possante Gol: R$ 11.000,00 reais.

Após uns meses, em relação ao processo civil que a parte autora pediu R$ 35.000,00, o juiz deferiu parcialmente o pedido e condenou o Jacinto a pagar R$ 9.000,00 reais. Com que dinheiro ele vai pagar?
- Gari do céu, estou fudido!!!! Não tenho um tostão, mal saio da casa da minha namorada e agora me escondo para que os devedores não me procurem. Meu salário de R$ 6.000,00 já cai no cheque especial e fico mais atormentado com isso. O pessoal do banco X não para de ligar no cel e ainda o outro banco está atrás do meu carro Gol que já vendi, mas esqueci de transferir . Agora este carro está também cheio de multas, IPVA atrasado em 5 anos. Estou fudido!!! Literalmente fudido!!

                                  "Gari, isto só pode ser uma conspiração contra mim. Não é justo. Sou inocente cara!!! Estou fudido, porém não tenho culpa!!" 

Somente escutei e balancei a cabeça. Mais um mês se passou e agora no processo que o Elisberto entrou contra Jacinto, o mesmo pediu PENHORA ONLINE da conta. Claro que o resultado foi negativo. Salário caindo no cheque especial não acharia nada mesmo. Qual a tática adotada por Elisberto? Pedir a penhora do Honda Civic do Jacinto.

                                    Não achou dinheiro na conta? Bora penhora bens móveis!!

Agora, se o Jacinto for parado em qualquer barreira policial, blitz, tomarão seu carro. Isso que está sem carteira. Para um desespero maior, sua namorada pediu um tempo (grana acabou e o amor foi junto) e também o Banco que ele pegou grana emprestado para pagar o Gol pediu ao juiz penhora de outros bens que não fosse só o Gol (veículo nunca é encontrado). Provável que tenha passado nas mãos de muitas pessoas e ainda está no nome do Jacinto.)

Acredito que o Jacinto esteja devendo mais de R$ 100.000,00 reais. Eleições ano que vem. E se seus candidatos perderem nas urnas. Como que ficaria sua situação? Saberemos ano que vem. Eis mais um novo episódio: A VIDA COMO ELA É.



Abraço do Gari.




44 comentários:

  1. Excelente post Gari,

    Esse Jacinto é muito burro. Ele está levando ferro por culpa dele mesmo. Eu conheço algumas pessoas parecidas com ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ele só vá mudar quando perder tudo!!! Abraço

      Excluir
  2. kkkk adoro essas histórias que vc posta!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu estou saindo de um buraco mais ou menos igual. É muito difícil conseguir ver a luz no fim do túnel, é foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem outra alternativa. Tem que sair do buraco mesmo senão ficará estagnado. Abraço

      Excluir
  4. Jacinto, só mais um chimpa brasileiro, fazendo suas cagadas e culpando o resto do mundo.

    Tem que se fuder mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem uns 8 anos que ele está pagando um preço elevado.

      Excluir
  5. Haha... Pelo menos recebeu 1500 de volta.
    Tem um camarada meu que tá me devendo 15 conto !! Kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso!!! 15k? O que te levou a emprestar essa quantia?

      Excluir
    2. Fala meu camarada, o cara foi o meu tutor profissional desde que eu era estagiário. Sempre tivemos uma amizade bacana, mas ele sempre foi enrolado com essas coisas de mulher,e tal. Foi aos poucos,ele ficou desempregado com esse lance ai da Petrobras ai foi 3.000, depois mais 3.000 . A última ele me pediu emprestado 5.000 pois iria ser preso por não ter pago a pensão do filho que o cara tinha em outro casamento. O cara agora conseguiu um emprego melhor e ta se restruturando. Não duvido da capacidade dele de ganhar um bom salário e me pagar tudo. Além do mais ele abriu mão de uma vaga numa empresa multinacional e me colocou nela. Isso fez minha renda anual sair de R$41.524,36 em 2015 para R$101.765,68 em 2016 e batendo mais um recorde agora em 2017.

      Excluir
    3. Pelo menos ele te ajudou bastante na empreitada do emprego. Não vale a pena botar pressão por agora cobrando dele. Abraço

      Excluir
  6. Nossa Gari, e eu achando que estava atolado em dívidas/empréstimos/financiamentos, minha situação não chega nem perto desse cara.

    É muita burrice isso, porque quando você percebe que está afundando no poço, e você tem condições ainda de sair(empregado) melhor fazer uma reflexão de sua vida atual e mudar o rumo.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que ele é solteiro e não tem filhos. Poderia muito bem ao longo dos anos ter juntado uns 350k.

      Excluir
  7. Excelente post! Muito interessante seus posts do: A Vida Como Ela é! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, e reflete a situação de muita gente que aprendeu que viver de aparência pode atrair algo bom, jamais!
    Namoradas interesseiras, “amigos” da onça e aproveitadores serão as únicas coisas que tal mentalidade poderá atrai para vida de alguém. Espero que Jacinto saia dessa com um real aprendizado, caso contrário continuará com essa vida para sempre.

    Abraço Gari! Bela narrativa!

    ResponderExcluir
  9. Não ponha o fardo do Jacinto em suas costas. Ele tem mais é que se foder.

    ResponderExcluir
  10. Jacinto, irresponsável pra não dizer coisa pior. Demoraria uns 4 anos para ele quitar essa dívida, mas teria que mudar radicalmente sua forma de pensar, o que acho muito improvável... Jacinto será mais um inadimplente obscuro,fazendo cagada atrás de cagada, achando que a vida é ingrata com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo. O buraco dele está muito embaixo. Bem complicado a situação dele.

      Excluir
  11. O que vai acontecer com o Jacinto: provavelmente vai buscar esquemas mais "agressivos" na política, oportunidades de ganhar muito mais $$$, ou seja, deve partir para esquemas ilícitos para manter seu padrão de vida. Já vi casos parecidos onde isso aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce está lendo mesmo o futuro dele. Já começou desse jeito. Atrás de dinheiro fácil para tentar sair do buraco.

      Excluir
  12. Caramba, esse Jacinto é um desastre completo!!

    ResponderExcluir
  13. Fala Gari

    Sou um fã ávido de suas histórias. Parabéns!

    E quanto ao Jacinto, falar o que?

    Teve oportunidade de progredir na vida e jogou na lata de lixo. Escolhas erradas a vida toda. Errar todos erram. Mas repetir o erro inúmeras vezes? Aí já não tem justificativa. Uma hora a conta chega.

    PS: Estou te add na minha Social Links

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conta chegou de forma violenta. Pior é ver que ele não se culpa por isso. Ainda acha que os culpados são pessoas. Abraço

      Excluir
  14. Esse Jacinto é muito burro pqp!

    O pior é que como disse o Samurai, o provável destino do Jacinto será buscar esquemas ilícitos na política, e se conseguir, recomeça o ciclo de ostentação e endividamento.

    Gente assim dificilmente aprende!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chance dele será ano que vem. Caso o seu político perca nas eleições, a sua situação ficará insustentável ainda mais.

      Excluir
  15. Caramba, Gari, seu amigo se afundou até o pescoço na matrix da ostentação!

    Muitos colegas têm raiva de pessoas assim, eu tenho pena. Isso não é vida. É um vício terrível, em geral o resultado final é sempre prejuízos e mais prejuízos, depressão e todo tipo de desventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma namorada dessas não se perde, ganha-se por estar longe de uma sangue-suga interesseira!

      Excluir
  16. Bem feito! Espero que aprenda, mas acho dificil. Se receber 100 mil reais, ao inves de pagar as dividas, ele ira fazer mais dividas, certeza.

    BnA

    ResponderExcluir
  17. Cara, que situação hein. Se fosse apenas dívidas financeiras, coisa Civil, seria bem ruim, mas nada que não conseguisse se reerguer com o tempo. Mas aí meteu penal no meio, ficou difícil pro cara.

    Abraço gari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele teve ainda sorte no penal. Conseguiu se safar no Juizado Especial Criminal, porém não poderá outro penal nas costas por até 2 anos.

      Excluir
  18. Massa o post Gari

    Emprestar dinheiro pra amigo vc sempre vai perder. Ou o dinheiro ou o amigo.

    ResponderExcluir
  19. Aeeeee Gari. Muito bom post e muito legal seu blog. Parabéns por sua trajetória.
    Vamo que vamo.

    ResponderExcluir
  20. Kkkkk...post muito bacana amigo!
    Sigamos em frente...

    Sucesso, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
  21. Gari, das 3 uma: ou ele se mata, ou vira evangélico ou vai pra bandidagem sustentar seu estilo de vida insustentável.

    Uma dúvida, como conseguiu pagar faculdade de direito com salário de gari? Que baita história de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.....eu abdiquei de praticamente tudo. Quase não saía. Ficava mais em casa estudando, no máximo tomava uma cerveja em frente ao local que moro e só. Era bem contado meu dinheiro para pagar a faculdade. Tive sorte pq depois que ela virou pontífice, dobrou o valor. Abraço

      Excluir