Minha lista de blogs

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

As Lições de Marco Aurélio – o Imperador de Roma




Marco Aurélio, que comandou o mundo no último grande momento de Roma, personificou o sonho de Platão: o imperador filósofo. Ninguém poderia tornar realidade o sonho utópico de Platão com tanto esplendor. Como imperador, Marco Aurélio (121 – 180 d.C.) conduziu uma Roma já ameaçada a um período dourado.
As cinco meditações abaixo foram escritas em 167 d.C. pelo então imperador romano Marco Aurélio (Marcus Aurelius Antoninus Augustus, 121-180), em um caderno de escritos pessoais que ele havia intitulado apenas como Para Eu Mesmo e que seriam reunidos postumamente com o nome Meditações. É um conjunto de 12 livros que trazem máximas a respeito do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal de Marco Aurélio, onde ele afirma, por exemplo, que “a única maneira em que um homem pode ser dominado por outros é permitir que sua reação tome conta de si”, e também diz que “uma ordem ou logos permeia o universo”, e ainda que “a racionalidade e a mente clara permite viver em harmonia com esse logos”.
            "Viva uma boa vida. Se houver deuses e eles são justos, eles não se importarão o quão devoto você tenha sido, mas irá recebê-lo com base nas virtudes que você viveu. Se houver deuses, mas injusto, então você não deve querer trabalhar com eles. Se não houver deuses, então você vai embora, mas viverá uma vida nobre que viverá nas lembranças de seus entes queridos." (Marco Aurélio)
Dono de um governo com fama de bem-sucedido e pacífico, apesar de ter enfrentado guerras e ter realizado perseguições, e considerado um dos Cinco bons imperadores de Roma (junto de Nerva, Trajano, Adriano e Antonino Pio), Marco Aurélio era considerado um filósofo estóico e muito culto. Esse livro “Meditações” é comparado a obras como as “Confissões” de Santo Agostinho, e também às “Confissões” de Jean-Jacques Rousseau. Foi um dos livros preferidos do escritor, biólogo e físico alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), e, mais recentemente, do ex-presidente americano Bill Clinton.

Como filósofo, escreveu, em geral em acampamentos de guerra, palavras cuja sabedoria doce e resistente desafia a passagem do tempo. Eram reflexões para si próprias, frases curtas e não obstante profundas que giravam, basicamente, sobre a efemeridade da glória e da vida. Um discípulo, depois da morte de Marco Aurélio, juntou-as num pequeno grande livro ao qual deu o nome de Meditações, que se transformaria num patrimônio da humanidade.
O pensador francês Ernest Renan, do século 19, disse que os seres humanos estariam sempre de luto por Marco Aurélio.
Ele não condena a miséria humana, e sim a compreende. Mais que isso, joga luzes com a força de seu exemplo sobre como lidar com ela.Sugestão do imperador filósofo para o começo de cada dia: “Previna a si mesmo ao amanhecer: vou encontrar um intrometido, um mal agradecido, um insolente, um astucioso, um invejoso, um avaro”.
Marco Aurélio é útil para uma infinidade de situações cotidianas. Somos extraordinariamente suscetíveis à ideia da glória, e é um convite ao bom senso ouvir, a esse respeito, quem foi o dono do mundo. A arrogância, mostra ele, sustenta-se apenas na ignorância e na ilusão. “Cada um vive apenas o momento presente, breve. O mais da vida, ou já se viveu ou está na incerteza. Exíguo, pois, é o que cada um vive. Exíguo, o cantinho da terra onde vive. Exígua, até a mais longa memória na posteridade, essa mesma transmitida por uma sucessão de homúnculos morrediços, que nem a si próprio conhecem, quanto menos a alguém falecido há muito.”
A grandeza de espírito de Marco Aurélio legou à posteridade exemplos memoráveis:
Descoberta uma conspiração e executado sem seu conhecimento o mentor, ele lamentou a perda da possibilidade de perdoar o traidor. Entregaram-lhe a correspondência do conspirador. Ele queimou-a sem lê-la.
Sua atitude diante da discórdia é inspiradora. Estamos a toda hora brigando com alguém e sendo tomados por sentimentos de rancor e aversão. Em suas anotações, Marco Aurélio disse com majestosa sabedoria: “Sempre que você se desentender com alguém, lembre que em pouco tempo você e o outro estarão desaparecidos”.

Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa. É possível que grande parte da obra tenha sido escrita em Sírmio, onde ele passou muito tempo planejando campanhas militares entre os anos de 170 a 180. Sabe-se que partes dela foram escritas enquanto ele estava acampado em Aquinco, na Panônia, devido à notas na própria obra que indicam que o segundo livro foi escrito durante suas campanhas contra os quados, no rio Granova (atual Hron); já o terceiro livro foi escrito em Carnunto. Não se sabe ao certo se ele teve a intenção de publicar seus escritos. O título "Meditações" é apenas o mais célebre dentre diversos outros comumente designados à coleção. A obra segue o formato de citações, que variam em tamanho, de uma frase a parágrafos longos.

Suas ideias estoicas frequentemente giram em torno do controle das emoções, de habilidades, as quais, segundo o autor, libertariam o homem das dores e dos prazeres do mundo material. A única maneira de um homem ser atingido pelos outros seria se ele permitisse que sua reação tomasse conta de si. Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "ruins" ocorressem para o bem do todo.

Estoicismo - Origens na Grécia, popularização em Roma


Estoicismo é um filosofia helenística com origem em Atenas, criado por Zenão de Cítio, mas foi em Roma que o estoicismo floresceu através de praticantes como Epictetus, Sêneca, Cato e Marco Aurélio.
O estoicismo afirma que as virtudes devem ser baseadas nos comportamentos ao invés das palavras, ou seja, aja de acordo com o que você acredita e mostreque você é uma pessoa de virtudes; e que nós não controlamos e não podemos depender dos eventos externos, devemos depender apenas de nós e das nossas escolhas.
A prática do estoicismo reside em alguns ensinamentos centrais cujo objetivo é nos lembrar que o mundo é imprevisível — tudo está OK hoje, mas amanhã as coisas podem mudar. O estoicismo também nos lembra de quão breve o nosso tempo é e, portanto, devemos vivê-lo da melhor forma possível; devemos ser firmes, fortes e estarmos no controle de nós mesmos; devemos controlar nossos impulsos e confiar na lógica e na nossa capacidade de raciocinar.
O estoicismo não é cheio de teorias complexas sobre o mundo que eu levaria três dias para explicar, ele é composto de ensinamentos simples para nos ajudar a superar as emoções destrutivas e agir naquilo que podemos agir.
E por ser uma filosofia aplicável, ele foi praticado ao longo de centenas de anos pelas mais variadas personagens. Reis, senadores, imperadores, escravos, mercadores, pessoas comuns, escravos de empresas internacionais, políticos, seu vizinho — não existe uma linha que pode separar quem pode ou não se beneficiar das práticas estóicas.

1) Reflexão Matinal

Uma das práticas mais difundidas pelos estóicos é a reflexão matinal. Um dos melhores exemplos desse exercício é Meditações, por Marco Aurélio, o livro tinha como público apenas uma única pessoa: ele mesmo. Marco Aurélio, como bom estóico, escrevia diariamente para encontrar clareza e viver em paz (ele costumava escrever antes das batalhas contra os bárbaros).
Ao acordar, agradeça por que você acordou e tem um novo dia com oportunidades pela frente. Muitas pessoas não têm esse luxo.
Depois, sente-se com seu jornal e pense sobre o dia. Neste momento, não se trata de planejar o que fazer, trata-se de pensar sobre como você irá viver o dia.
Como você lidará com seus vícios e virtudes? Que conceito filosófico você irá aplicar e/ou que habilidade você irá praticar? Pense em como incorporá-los ao seu dia.
Reflita sobre os possíveis problemas que você pode encontrar pela frente e como irá reagir a eles. Por exemplo, é muito provável que você fique preso(a) em um engarrafamento, você vai se irritar e xingar ou você vai aceitar que aconteceu, manter a sua cabeça no lugar e ouvir um podcast ou audiobook?
Por fim, lembre-se que você controla apenas a sua mente (seus pensamentos e suas escolhas), todo o resto é incontrolável. A única coisa que você pode fazer é decidir como vai perceber os eventos que acontecem. Não é melhor percebê-los mantendo a calma e a tranquilidade do que gritando e arrancando os cabelos?

2) Olhando de cima

Os estóicos lembram constantemente que a vida é efêmera e que tudo tem um fim. Nós somos pequenos, nossos problemas são apenas relativamente importantes mesmo que os encaremos como sendo a coisa mais importante.
Isso pode parecer um pensamento muito pessimista — quem gostaria de pensar que não tem tanta importância? — , mas o objetivo é simples: nos lembrar que a única coisa que importa é o agora. Como fazer a melhor escolha agora para viver uma vida serena, para sermos a melhor pessoa que pudermos ser agora, para fazermos a coisa certa agora.
Marco Aurélio disse que só precisamos de três coisas: 1. certeza de julgamento no momento presente, 2. ação para o bem comum no momento presente e 3. uma atitude de gratidão no momento presente em relação a tudo que aparecer no nosso caminho.
O que importa é apenas o que você pode fazer agora.
Esse exercício é muito pessoal, mas algumas diretrizes: imagine-se acima das nuvens ou no meio do espaço e progressivamente vá se aproximando da terra, de onde você se encontra agora. Compare seu tamanho a todo o resto que existe — nós somos pequenos, nossos problemas são pequenos.
Você também pode se imaginar em épocas passadas, no meio de guerras, na Europa da Peste Negra, ou imaginar o tempo congelado enquanto você anda pelas ruas. Não existe limites para como esse exercício pode ser feito.

3) Visualização negativa

Ok, este exercício também pode parecer pessimista. A ideia por trás dele não é fazer você se deprimir, mas fazer você perceber o quanto você possui e como sua vida é repleta de coisas que você não valoriza porque as têm como garantidas — isso se chama adaptação hedônica.
A premissa do exercício é simples: imagine que apenas coisas ruins aconteceram. Qual o nível de catástrofe que pode imaginar? Vai depender da sua imaginação.
Você também pode imaginar uma situação futura que pode dar completamente errado (uma reunião com um cliente, uma palestra, uma viagem) e as possíveis consequências.
Agora lembre que isso não aconteceu. Sua vida não chegou a esse ponto e você possui muitas coisas que outros não têm. Reconheça quanta sorte você tem e comece a valorizar novamente.
                     "Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora."(Marco Aurélio)
                            

Lista de leitura com temas semelhante - Estoicos


·         Meditações, Marco Aurélio
·         Sobre a brevidade da vida, Sêneca
·         Sobre a tranquilidade da alma, Sêneca
·         Fragmentos, Heráclito

Conclusão: 


Os estóicos pensam em como eles podem se tornar melhores a cada dia, como superar os problemas e como transformar esses problemas em oportunidades. O estoicismo não é um conjunto de teorias sobre como o mundo funciona ou deixa de funcionar, é um conjunto de reflexões, dicas e práticas para viver melhor. Abraço do Gari.


32 comentários:

  1. Só me veio à cabeça as vadias do Carpem Diem. Hahaha

    Conhecia como a filosofia do coletivo. Tudo é passageiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã da filosofia estoica!!! Ela evita que fazemos muitas merdas por ae . Abraço

      Excluir
  2. Grande imperador, uma pena o filho do mesmo ser um belo fdp (isso se Cômodo era dele mesmo né rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma diferença colossal entre pai e filho. Enquanto o pai foi um grande homem na questão política, econômica (imperio romano estava estabilizado) e filosófico, seu filho, por outro lado, fez muitas besteiras, como por exemplo, atrair a plebe somente com política de pão e circo e ainda perseguiu muitos senadores e opositores. Não é atoa que foi assassinado. Abraço

      Excluir
    2. Gari,

      Marco Aurelio podia ser um grande lider e filosofo, mas como ele era como pai? Dificil saber. Nunca podemos negligenciar a familia, principalmente afeto , amor e atenção aos filhos, pois esses herdarão nossas conquistas.

      abs

      Excluir
  3. Uma sugestão de leitura é o "The Obstacle is the way" do Ryan Holiday (tb tá minha lista pra ler o "ego is the enemy")
    tem muita coisa interessante do site dele tb https://ryanholiday.net/

    abraço
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor...muito obrigado!!! Vou comprar alguns livros dele. Quais voce ja leu dele? É muito bom? Abraço

      Excluir
    2. Eu tenho o "the obstacle is the way" sensacional!
      Já vi vários reviews, talks, etc sobre o Ego e penso em comprar pois parece ser muit bom tb!

      Um vídeo de outro cara que acho sensacional e que talvez vc goste é o "This is water" (é o único post no meu blog haha)

      Abraço

      Excluir
  4. olá, Gari Advogado. Belo texto. Ainda não conheço as ideias de Marco Aurélio, estou em débito.

    O estoicismo é uma filosofia que muito pode contribuir a todos nós, investidores. Vai bem de encontro ao fabuloso artigo do colega Frugal Simples na última semana (https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/10/vida-abundante-sem-independencia.html), devemos valorizar o agora, a despeito de todas aparentes dificuldades que permeiam a nossa breve jornada.

    Preciso reler a fantástica obra de Sêneca, Sobre a brevidade da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sêneca foi um um grande homem. Uma pena que o imperador Nero não soube dar valor assim como Alexandre, o Grande deu para o filósofo Aristóteles. Abraço

      Excluir
  5. Parabéns GA pelo post.

    Vou procurar a ler esses livros indicados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender. Leitura ótima para refletir sobre a vida. Abraço

      Excluir
  6. Olá Gari

    Você gosta muito de história me parece, esse foi ótimo post, principalmente a conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonado por história. Ao longo do tempo, colocarei mais fatos históricos que acho interessante. Abraço

      Excluir
  7. Li muito pouco sobre Roma. Pretendo aprender bastante sobre sua história.

    Gosto de Sêneca, que influiu bastante na fundação da Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sêneca, Platão, Sócrates, Aristóteles. Invejo muito quem os conheceu e aplicou suas filosofias nessa época. Abraço

      Excluir
  8. Quanta cultura! Que legal! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  9. Fala Gari Advogado!

    Parabéns pelo post permeado de cultura. É muito bom propagar conhecimento na finansfera, diferentemente de outras redes sociais. Aqui o leitor tem muito interesse em se desenvolver cada vez mais. Em outros ambientes virtuais, o interesse é tão somente um interesse pelo pão e circo do século XXI.

    Continue nos agraciando com posts assim.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um fissurado por história e aprendizado. Continuarei postando a respeito destes temas. Abraço

      Excluir
  10. Excelente post Gari!

    É um tema que irei ler. Acho muito interessante Roma, Grécia, Egito.. Preciso arrumar um tempinho para aprender mais sobre eles Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas horas vagas, é sempre bom ler sobre grandes personalidades que passaram um tempo e deixaram um legado na terra.

      Excluir
  11. Grande post Gari,

    Eu fiquei interessado em ler mais a respeito, continue nos presenteando com este tipo de postagem

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Salve, Gari! Li o livro do Imperador Marco Aurélio neste ano, gostei muito da filosofia dele. Infelizmente, não consigo empregá-la por completo no meu dia, ao que parece nem mesmo o Marco Aurélio conseguia, mas mesmo assim devemos sempre tentar viver em harmonia para que sejamos pessoas melhores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post! A filosofia ainda é a base para o autoconhecimento, tenho que retomar minhas leituras! Parabéns pelo post!

    Também sou advogado e iniciei um blog, se tiver interesse, faça uma visita, será uma honra!

    https://civilistaemergente.blogspot.com.br

    Abraços Gari!

    ResponderExcluir
  14. Excepcional post GA,
    esse é daqueles para guardar pra vida!

    Sucesso
    Abc

    ResponderExcluir
  15. Irei postar mais sobre o assunto em pauta. Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  16. Que bom acordar e lê algo que nos alerta da efemeridade d nossa fragil existencia.Um belo remedio contra nossa arrogância.

    ResponderExcluir
  17. Ola!. Sabe onde posso encontrar esse livro?. Aquí onde moro está difícil. E na internet, pesquisando, a maioria diz q nao tem mais.Se puder me indicar agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir