Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Trabalhador Moderno 8H- 18h x Camponês Idade Média: Quem TRABALHA MAIS?

Acabei de ler uma reportagem que foi escrita em meados de 2016/2017. Ela compara o trabalhador normal norte americano com o trabalho pesado dos camponeses na idade média. O que pensam a respeito?


REPORTAGEM:


                                       Dia a dia nas colheitas na idade média.

A vida do camponês medieval certamente não era um piquenique. Sua vida foi sombreada pelo medo da fome, doenças e explosões de guerra. Sua dieta e higiene pessoal deixaram muito a desejar. Mas, apesar de sua reputação de miserável, você pode invejar uma coisa: as férias deles.


A lavoura e a colheita eram uma tarefa árdua, mas o camponês desfrutava de 8 semanas a metade do ano livre. A Igreja, consciente de como evitar que uma população se rebelasse, impôs feriados obrigatórios frequentes. Casamentos, despertares e nascimentos poderiam significar 1 semana de folga para comemorar e quando malabaristas errantes ou eventos esportivos chegavam à cidade, o camponês esperava folga para se divertir. Havia domingos livres de trabalho, e quando as estações de lavoura e colheita terminavam, o camponês também conseguia tempo para descansar.


De fato, a economista Julia Shor descobriu que, durante períodos de salários particularmente altos, como a Inglaterra do século XIV, os camponeses não podiam investir mais do que 150 dias por ano. Quanto ao trabalhador americano moderno? Depois de um ano no trabalho, ele recebe uma média de oito dias de férias por ano. O trabalhador norte americano médio leva menos tempo de férias do que um camponês medieval.

                                           


Não deveria ser assim: John Maynard Keynes, um dos fundadores da economia moderna, fez uma famosa previsão de que até 2030 as sociedades avançadas seriam suficientemente ricas para que o tempo de lazer, em vez do trabalho, caracterizasse os estilos de vidas nacionais.


Até agora, essa previsão não parece boa. O que aconteceu? Alguns citam a vitória da moderna jornada de trabalho de 8 horas por dia, 40 horas por semana sobre as punitivas horas que um trabalhador do século XIX passou trabalhando como prova de que estamos indo na direção correta.


                        Trabalhador moderno tentando fugir da matrix da corrida dos ratos!

Estudo após estudo mostra que o excesso de trabalho reduz a produtividade. Por outro lado, o desempenho aumenta após um período de férias e os trabalhadores voltam com energia e foco restaurados. Quanto mais tempo as férias, mais relaxadas e energizadas as pessoas se sentem ao retornar ao escritório.


Crises econômicas dão aos políticos com a menta austera desculpas para falar em diminuir o tempo livre, aumentar a idade de aposentadoria e cortar programas de seguro social e redes de segurança que deveriam nos permitir um destino melhor do que trabalhar até cairmos. na Europa, aonde os trabalhadores têm em media 25 a 30 dias de folga por ano, políticos como o ex presidente francês François Hollande e o ex primeiro ministro grego Antonis Samaras enviaram sinais de que a cultura de férias mais longas está chegando ao fim. Mas a crença de que férias mais curtas trazem ganhos econômicos não parece se somar.


                                                Parece que você errou Keynes!

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os gregos, que enfrentam uma crise econômica horrível, trabalham mais horas do que qualquer outro Europeu. Na Alemanha, uma potência econômica, os trabalhadores ocupam o penúltimo lugar em número de horas trabalhadas. Apesar de mais folgas, os trabalhadores alemães são os oitocentos mais produtivos da Europa, enquanto os gregos, que trabalham há muito tempo, estão em 24 de 25 na produtividade.


Além do esgotamento, as férias de fuga fazem com que nossos relacionamentos com familiares e amigos sofram. Nossa saúde está se deteriorando: depressão e maior risco de morte estão entre os resultados de nossa nação sem férias. Algumas pessoas com visão de futuro tentaram reverter essa tendência, como o economista Robert Reich, que argumentou a favor de uma obrigatoriedade de 3 semanas de folga para todos os trabalhadores norte americanos. O congressista Alan Grayson propôs o Ato de Férias Pagas de 2009, mas, o projeto sequer chegou ao plenário do Congresso.


Fonte: http://www.businessinsider.com/american-worker-less-vacation-medieval-peasant-2016-11?utm_campaign=Newsletter&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=62722363&_hsenc=p2ANqtz-9aQaM9MnkCtBMD77qYJ-ZDRrAG4nTkFdn6wB9rH9bOjbo97_luNTWnO_vqMgiECONtmW9etBJmvLD2BOXM8dautuBXXA&_hsmi=62722363




ABRAÇO!!!

22 comentários:

  1. Imagino que a sociedade aos poucos altere a lógica das jornadas de trabalho. Hoje se trabalha para cumprir horário, não para ser produtivo.

    A única coisa que discordo do texto é em relação a perda de produtividade pelo excesso de horas de trabalho. Pense no Japão, com jornadas acima das 10h, em que há um senso de honra em se esforçar neste nível. Parece ser algo muito cultural e o ocidente valoriza o ócio mais do que o Oriente.

    Imagino que a busca por produtividade vai dar lugar ao "bater ponto das 9 as 17h", com instrumentos como o home office, que soluciona problemas como gastos para manter o funcionário produzindo - luz, água, cafezinho -, e problemas macros, como transporte e riscos acidentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre me indaguei sobre isso em empresas tem mais valor quem faz hora extra quem produz mais ...Eu sempre pensei hora extra e pra quando alguma coisa fora do planejado aconteceu e deveria ser evitada a todo custo mas na pratica a teoria é outra.

      Excluir
  2. Cara uma vez vieram com uma teoria para mim que até hoje naõ esqueci, era mais ou menos assim, ao invés das fábricas contratarem você para trbalhar 8 horas, você trabalharia 4 horas e teria seu salário reduzido pela metade e daria mais emprego para outras pessoas, o que acha disto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To parecendo dono blog respondendo em todos comentários kk
      É que achei interessante , acredito deveria ter liberdade tanto a empresa como também para o funcionário de escolher quantas horas trabalhar por dia, élogico com um teto de sei la +- 15 horas .

      Excluir
  3. Eu tive uma experiencia num sitio da família , trabalho sempre tem mais não e constante , vc acorda cedo alimenta os animais da uma observada geral nas plantas e tira leite volta fazer cafe se gastar uma hora é muito .
    A tarde a mesma coisa carpe um pouco se tiver faltando alguma coisa vai na cidade buscar , a carga de trabalho mesmo só aumentava mesmo nos períodos de plantação e colheita mais são poucos dias por ano em pequenas propriedades de subsistência da família , o problema e que não tem sábado nem domingo nem feriado nem ferias , se quiser sair tem deixar alguém cuidando.E é bom ter uma renda mesmo que um salario minimo pro dia dia pois tem época que se depender do sitio ta lascado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce. Via muito isso nos meus avós que moravam la roça.

      Excluir
  4. São realmente muitas horas de trabalho, o ideal é aumentar o valor da sua hora de trabalho, ir poupando o dinheiro e investindo de maneira a criar uma carteira geradora de renda passiva para atingir a sua independência financeira!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Olá GA,

    Tem as 8h e o percurso para ir e voltar do trabalho que somando pode chegar até 12h diária. Muitas das vezes o pessoal enrola mais do que trabalha, mas há empregos que os caras trabalham demais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito emprego que o cara é peão de obra mesmo de ralar embaixo do sol mais de 11, 12h por dia e ainda ganham pouco. Outros, por sua vez, só de ir e voltar trabalho/casa perde horas no transito caótico dos grandes centro urbanos.

      Excluir
  6. Conclusão.. quero morar na idade média!

    ResponderExcluir
  7. Li recentemente e não lembro aonde, que a tendência no futuro é trabalhar por produção e metas, sem esse de horário fixo ou quantidade de horas, claro que não são todas as atividades, mas seria um cenário bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que as máquinas farão o serviço pesado e com isso teremos tempo mais livre. Mas será que passaremos a uma outra fase sem ser capitalismo?

      Excluir
  8. o trabalho expressa a sociedade de cada época.
    ninguém de hoje aguentaria viver nas condições precárias da idade média.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a tecnologia avançada nao.

      Excluir
    2. bem, com a tecnologia de hoje só em filme de ficção.

      além disso, na idade média, o servo estava preso ao senhor feudal que cobrava os impostos que queria.

      O servo também não tinha liberdade de viajar por aí e coisas assim.
      enfim, era uma droga.

      abs!

      Excluir
    3. Desculpe-me, mas... também não temos lá nossos senhores feudais? Principalmente o Estado, o Governo, que também cobram os impostos que querem?

      Excluir
    4. vc tem a liberdade de trocar de cidade, país etc. o servo não tinha.
      o governo não cobra tudo que quer, é preciso votar leis e seguir a constituição.

      já ouviu falar de constituição no regime feudal? caso não, é pq não existe.

      abs!

      Excluir
  9. Olá, GA.

    Na minha opinião, essa comparação é totalmente descabida. Qualquer um de nós hoje vive melhor que um rei ou imperador da idade média. Eu prefiro trabalhar por 10h/dia hoje que por 2h/dia como camponês da idade média.

    Recomendo a leitura: http://awealthofcommonsense.com/2018/04/50-ways-the-world-is-getting-better/

    ResponderExcluir
  10. Olá Gari, muito legal a reportagem. Concordo. Indiretamente trabalhamos mais que nas outras décadas, em especial por causa da evolução dos meios de comunicação. Quem nunca precisou atender um cliente no WhatsApp de boite quando ia jantar? O pior que essa nova forma de trabalho desvirtua os hábitos. Você tem flexibilidade mas perde privacidade. Vejo muito isso na geração mais nova, rapaziada de 20 anos que chega às 10, 11h no serviço mas todo dia leva trabalho pra casa.

    ResponderExcluir
  11. Trabalhamos mais do que os camponeses da idade média por vários motivos, por exemplo , os camponeses tinham terras comuns e também suas pequenas propriedades, em que podiam cultivar o que quiserem. Não existia "sem terra". E a fome só existia em momentos de crises (guerras, pestes...). Hoje os terrenos são caríssimos, vivemos na cidade e temos que pagar para comer. Os camponeses não precisavam de geladeira, fogão, internet, pagar luz, etc. Hoje todo mundo tem que trabalhar para conseguir comprar esses itens que são considerados básicos. Além disso, pagamos MUITO mais impostos que os camponeses. Até porque nossa sociedade é bem mais complexa, existindo várias coisas que não existiam na idade média.

    ResponderExcluir
  12. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão.

    ResponderExcluir