Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de maio de 2018

A VIDA COMO ELA É: SEU BEZERRA DA SILVA, AVÔ MALANDRO DO GARI

Bem vindos a mais um episodio: A VIDA COMO ELA É.

                                      SEU BEZERRA DA SILVA nos tempos gloriosos.


Desta vez terei que falar de uma pessoa próxima de mim. Meu avô, parte de mãe. Todos sabem que sempre temos algumas "sementinhas" complicadas dentro da família. Este meu  avô chamarei de SEU BEZERRA DA SILVA.


BEZERRA DA SILVA: 80 anos, aposentado, casado pela 2ª vez e altamente "malandro" em seu estilo. Primeiro casou com minha avó, tiveram 4 filhos (Tia 1, mãe, Tio 1 e Tio 2). Ele nunca foi um homem que se preocupou em poupar, investir e ajudar a família, ensinar os filhos o valor do dinheiro e estudo. Pelo contrário, assim que casou, proibiu minha avó de buscar emprego. Primeiro vamos as características de cada um dos filhos e quem se deu bem financeiramente ao longo dos anos:


Mãe do Gari: Minha mãe foi criada por uma tia avó minha com condições financeiras bem melhores do que minha avó (ela era dependente do meu avô). Estudou, formou-se e por fim tornou-se funcionária efetiva do Estado. Depois casou-se com o meu pai e estão hoje firmes e fortes. Graças a minha tia avó, minha mãe virou alguém na vida. Deve ganhar na faixa de R$ 6.000,00.


Tia 1:  Esta é um caso bastante interessante. Minha tia viveu o período de criança até chegar a fase adulta na casa dos meus avós. Por incrível que pareça ela foi a pessoa que mais se deu bem na vida. O ambiente não a influenciou para se tornar uma fracassada na vida. Estudou, formou, casou e atualmente é dona de uma empresa que atende toda a região. É empresária batalhadora e altamente eficaz no que faz. Deve tirar uns R$ 15.000,00 reais.


Tio 1:   Ele conviveu na infância até a fase adulta na casa dos meus avôs. Somente terminou o ensino fundamental. O estudo nunca foi prioridade. Vivia de bicos e empregos pequenos (faixa de um salário mínimo). Foi o último a sair de casa. Era o "xodó" da minha avó, pois assim que meu avô saiu de casa ele ainda morava com ela e cuidava. Atualmente juntou com uma mulher das quebradas, fez filho nela e mora no fundo da casa do sogro. A esposa é aposentada pelo INSS por invalidez. O destino traçou sua vida.


Tio 2:   Mais um que o ambiente influenciou totalmente o seu destino.  Conviveu da fase infantil até adulta na casa dos meus avós. Somente terminou o ensino fundamental. Nunca quis saber de crescer na vida. Juntou com uma mulher, casou e tiveram 2 filhos. Atualmente ele trabalha fazendo bicos ou empregos que você ganha na faixa de R$ 1.200,00 reais por mês. A esposa encontra-se desempregada.


Como vocês perceberam, as mulheres da família se deram bem e os homens fracassaram financeiramente falando. A pessoa que tenho mais dó é do meu Tio 1. Vive de favor no fundo da casa do sogro, sem estudo, metas e com uma mulher do CÃO. A quem culpo isto? Principalmente meu avô, SEU BEZERRA DA SILVA.


Meu avô é uma pessoa que nunca se preocupou em ter uma qualidade de vida na 3ª idade. Todo salário que ganhava torrava antes de completar 1 mês. Sempre foi ligado na política e com isso vivia de cargos comissionados e de favores. Chegou a exercer funções importantes no Estado, mas isso não bastou. Torrava dinheiro com mulherada, bebida e bens. Nunca deu um centavo para a minha avó. Os filhos, nem pensar!!! Adorava jogar cervejas inteiras fora em bares para mostrar aos amigos que tinha dinheiro. NUNCA AJUDOU MINHA AVÓ EM NADA!! JAMAIS DEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO, ETC.


                                                 

O tempo foi passando e a idade chegando. Vivia devendo agiotas, fazendo empréstimos consignados. Na época que meu Tio1 era solteiro, após anos de esforço, comprou um FUSCA todo arrumado. O que meu avô fez? Exigiu que meu tio desse o veículo para ele e assim pudesse pagar os agiotas prometendo o pagamento do carro em em poucos meses. Final da história: este meu Tio1 nunca viu a sombra do dinheiro na vida.

Após 40 anos de casado, SEU BEZERRA DA SILVA firmou com uma de suas amantes. Passou a dormir fora de casa e nem dava satisfação a minha avó. Decidiu morar com a amante e com isso deixou minha avó a míngua. Com forte depressão, triste e sem dinheiro para se manter, minha avó começou a ter sinais do ALZHEIMER. Minha tia e mãe foram as pessoas que ajudavam minha avó pagando uma cuidadora, alimentos e tudo mais. Os tios nunca tiveram condições financeiras e também nem se importavam tanto assim em visitá-la (tirando um pouco o Tio1). Após 10 anos sofrendo com a doença, minha avó desistiu de viver e morreu nos braços da minha mãe. Seu sofrimento em vida tinha acabado.

                              Alzheimer: no fim da vida minha avó só reconhecia mãe e Tio1.


Agora chegamos na fase do inventário. Nesta época meu avô não era divorciado da minha avó. Só não moravam mais juntos. SEU BEZERRA DA SILVA estava alucinado em vender a casa e pegar a grana para si. A casa era avaliada no montante de 130, 140 mil. Meu avô no desespero vendeu a casa por R$ 80.000,00 reais. Preço de pinga. Como todos sabem, metade do bem fica com o viúvo e a outra metade com os filhos. Qual foi a proposta dele? Queria que os filhos passassem a parte deles para ele e assim ele teria dito que compraria um apê e colocaria no nome dos filhos. Quem acreditaria nessa malandragem? Os filhos não aceitaram. Minha tia e mãe insistiram para que meu avô morasse em casa para que não tivesse despesa com aluguel. A fala foi em vão. Cada um dos filhos pegou R$ 10.000 e meu avô R$ 40.000,00. Em poucos meses ele torrou toda a grana viajando e comprando bens. Minha mãe guardou a grana, minha tia não sei o que fez com ela. soube que meu Tio2 pegou a grana e comprou um Palio 1996 todo fudido. Em poucos meses capotou o carro e teve perda total.


Dando continuidade, o tempo  nunca é estático. Meu avô se aposentou no Estado ganhando uns R$ 2.300,00 reais líquido. Como todos devem saber, inativos são estorvos para o Estado. Raramente eles possuem reajuste dos seus vencimentos (os funcionários públicos). Nesta época, meu avô teve uma das pernas amputadas e com isso ficou em uma cadeira de rodas. Minha mãe conseguiu uma cadeira de graça para ele. Nessa epoca ele morava com a outra mulher em um apartamento alugado.


SEU BEZERRA DA SILVA nunca se importou em investir em imóveis, terrenos, renda fixa. Isso nunca esteve em seu vocabulário. A idade chegou e os problemas vieram junto. Plano de saúde no valor de R$ 600,00 reais (quanto mais idoso, maior o valor gasto no plano), aluguel de R$ 800,00 reais + alimentação, energia, água etc + empréstimo consignado que fez para "melhorar de vida". Sua atual mulher conseguiu há pouco tempo um cargo comissionado na prefeitura para ganhar um salário mínimo graças a esse meu avô que ainda sobrava um pouco de influencia com os amigos velhos políticos.


Agora vamos ao fechamento da questão. Acima dos 80 anos, mal sobra dinheiro da aposentadoria e quem ele foi atrás? Das minhas tias. Sabendo que os filhos são fracassados financeiramente falando, sua esperança tem sido minha tia e mãe. Todo mês liga pedindo dinheiro para os remédios.


                  Apesar de usar cadeira de rodas, o estilo malandro ainda está dentro de si.

 Atualmente também ele tem ido atrás do meu irmão que se formou em medicina. Sabendo que médico tem uma vida bastante confortável, teve a ousadia de pedir chorando por telefone que ele desse uma cadeira de rodas motorizada de R$ 10.000,00 reais, pois  na sua visão, médico ganha muito e é obrigação dele ajudar o avô. Detalhe que ele raramente procurava pelos filhos e netos nos tempos antigos. 

Sabemos que a tendência é só piorar. Com aumento do plano de saúde e nada de reajuste do salário dos inativos, sua situação será daqui uns anos  receber um salário mínimo. O preço de quem não poupa, investe e cuida direito da família torna-se altamente caro no fim da vida. Mais um episódio: A VIDA COMO ELA É.



Abraço do Gari!!!!!!!!

27 comentários:

  1. Caraca, uma das coisas mais tristes deve ser chegar na terceira idade nessa condição de merda. Um dos meus avôs hoje também vive de favor após casar com uma novinha que detonou sua vida. Teve grandes chances de ter sucesso durante sua jornada, mas fazia burrada após burrada e não formou absolutamente nada de patrimonio. Decidiu torrar o apartamento que tinha com minha vó a preço de água e dar uma miséria pros filhos.

    O fim da vida é triste na matrix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada passo errado aumenta mais e mais o buraco que voce entra. Meu avô está pagando caro pelas suas irresponsabilidades. Abraço

      Excluir
  2. Que tristeza hein. Deve ser uma barra chegar na velhice e ter de viver desta forma.

    Um avô meu eu nem conheci, morreu antes de eu nascer. Meu outro avô pra mim é um exemplo. Analfabeto, deu educação pra todos os filhos e hoje em dia vive tranquilo. Tem algumas casas de aluguel, vive pra cima e pra baixo procurando o que fazer. Não consegue ficar parado, sempre inventando alguma coisa nova.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu avô soube aproveitar pensando no futuro. Agora colhe os frutos de seu esforço. Uma pena que o meu não pensou nisso.

      Excluir
  3. Olá Gari,

    Complicado isso. Ainda bem que minha família (pais e irmãos) é até equilibrada. Agora a maioria dos meus parentes estão pouco se fudendo para o futuro. Agora isso já é problema deles.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha família poucos são equilibrados. Eu pelo menos já nasci com fome de poupar. Sempre me preocupei com o futuro. Digo que eu e meus irmãos somos poupadores e investidores. Abraço

      Excluir
  4. Podia ser pior. Tenho uma tia que fica mamando no salário mínimo da minha avó...
    https://investiremdisciplina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tia folgada hein?? Diversos casos de filhos, netos que exploram o idoso. É uma vergonha.

      Excluir
  5. Olá, Gari. Realmente é uma situação muito triste a do seu avô.

    Eu não gosto de atribuir a culpa do fracasso de alguém a outrem. Pra mim, a culpa de os seus tios serem fodidos é deles, não do seu avô. Afinal de contas, as outras duas filhas se deram bem (e sua tia viveu com seus avôs, certo?).

    No mais, é incontestável que uma família desestruturada fode demais a vida dos descendentes. Eu falo por experiência própria.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus tios são exemplos de fracassos. Nunca pensaram em melhorar o futuro. Somente vivem a vida e hoje estão pagando caro pela irresponsabilidade. Minha tia, por sua vez, é uma exímia empreendedora e ralou muito para chegar aonde está. Acredito que ela melhorou mais ainda assim que casou nova. Meu tio tambem é empreendedor. Abraço

      Excluir
  6. Pois é meu caro.
    Pena pra parte da sua família e sorte a sua por conseguir ver e enxergar tudo isso. Obrigado por compartilhar conosco.

    A realidade do funcionarismo público é essa mesmo, mas a maioria das pessoas pensa que é bem diferente.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que somos funcionários públicos veremos o circulo se fechar em breve. Tenho pena do funcionário público que não aporta em nada confiando em previdência pública e complementar.

      Excluir
  7. Olá Gari,

    apesar de não conviver com meu avô as histórias que minha mãe conta são parecidas: o machismo, o desleixo com a família, cachaça... e um fim triste, só.
    Mas tendo a concordar com o investidor, a culpa do fracasso ser do seu avô é um pouco forte, ele viveu da maneira dele, a família viu e cada um tirou pra si uma conclusão e foi viver a vida.
    Na minha casa fui a única a estudar, minha irmã tem um curso técnico e meu irmão nem isso, todo ano faz o enem sem se preparar e vive de datas de inscrição, pra inglês ver. Meus pais não tiveram a quem orientá-los e da mesma forma não orientou os filhos, eu quis ainda ajudar esse irmão doze anos mais novo do que eu a achar um rumo, mas ele mesmo não está procurando um caminho. Enfim.
    O que fica do seu avô é a lição do que não ser no futuro, e isso você vem fazendo.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento me basear muito tambem em uma tia avó minha que sempre faço as compras dela. Ela que criou minha mãe já que minha avó (esposa desse meu avô) não tinha condições financeiras. Esta tia avó ralou muito, comprou sua casa, tem um imóvel alugado para uma empresa e tem sua aposentadoria. Aos 99 anos, ela tem condições de pagar por cuidadoras. Ainda tem noção de tudo, porém o problema é a memoria que vai se esvaindo.

      No seu caso do seu irmão, voce já fez sua parte. Agora é ele aprender com a vida dura o que leva uma pessoa a não correr atrás dos seus sonhos. Abraço

      Excluir
  8. Bem sacana seu vô. acho que só vede ajudar em caso de alimentação ou remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem ligado todo dia em casa querendo cadeira motorizada. Remedios e alimentos já fazemos quando podemos. Infelizmente ele só veio atrás quando acabou com todo o dinheiro da casa vendida. Abraço

      Excluir
  9. Dizem que a terceira idade é a melhor, concordo se existir qualidade de vida.

    Abraços, excelente postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem qualidade de vida não somos nada. Acrescente problema de saúde e dinheiro. É o cheque mate.

      Excluir
  10. Que história, mas é aquilo, seu avô colheu o que plantou, sorte ainda que os filhos ajudam

    ResponderExcluir
  11. Ele colheu o que plantou. Quem mais sofreu nesta história foi minha avó. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Também sou funcionário público e me assusto com a falta de responsabilidade de alguns colegas.
    Esses dias, uma servidora de uns 45 anos, que vive a viajar, gabou-se de não guardar dinheiro nenhum. (Ela ganha seus 20 e poucos por mês).
    Eu quase não acreditei naquela cena.
    Muitos vivem de consignado em consignado sem qualquer preocupação com o amanhã.
    Eu tento fazer meus investimentos e busco outras formas de sustento (ocupações), caso tudo vá por água abaixo.
    O problema é que o pessoal da geração de 40 e poucos quer os mesmos "privilégios" dos agora aposentados.
    Também vão colher o que plantaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assustador o desleixo de grande parte dos funcionários públicos. Acreditam plenamente no tal direito adquirido e "estabilidade". Não pensam na questão inflacionária, falta de reajuste e tudo mais. O pessoal gosta de brincar com fogo. Eu sou funcionario publico + advogado e tento de todas as formas buscar novas fontes de renda.

      Excluir
  13. Caro Sr / Sra.

    Você é um homem ou uma mulher de negócios? Você está em algum estresse financeiro ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais e outras instituições financeiras?

    a) Empréstimo Pessoal, Expansão de Negócios.
    b) Business Start-up e Educação.
    c) Consolidação da dívida.
    d) Empréstimos de dinheiro duro.
    e) Financiamento Hipotecário.

    Somos uma instituição financeira privada, oferecemos um empréstimo com juros de 2%, da faixa de US $ 1.000,00 a US $ 5.000.000,00, de um ano a cinquenta anos.

    Para mais informações e inscrições, entre em contato com as informações abaixo:
    susan.credit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Famílias desestruturadas praticamente inibem a chance de sucesso dos seus descendentes.

    Não tive pai presente nem avôs e isso causou um grande choque em minha vida. Meu maior sonho e objetivo é ter uma família estruturada e ser um bom pai.Ser para um filho o que eu nunca tive e o que me faz uma tremenda falta.

    Postagem nova lá no blog:

    https://thefuturewinner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Seu Bezerra é a cara de muitos ditos "pais de família" deste bostil, inclusive lembra muito o meu. Gente assim não tem salvação e o melhor que um filho(a) e esposa podem fazer é apelar pra outros parentes e/ou tentar de todas as formas buscar independência financeira o mais rápido possível.

    Com o Winner comentou acima, família desestruturada é um lixo mesmo.
    Até hoje tento me livrar desse câncer: pai ausente, mãe dependente, irmão vagabundo...
    Já perdi várias oportunidades e experiências de vida na juventude por causa disso. Até hoje tento me recuperar de estupros mentais e sociais dessa fase...
    Tive que largar o curso de EngLixo numa sucateada da Dilmanta e com muito esforço virei funça; uma pena ser um cargo lixo que não me permite alcançar todos os objetivos. Mas fico motivado pra continuar na luta. Com muito esforço e um pouco de sorte no próximo ano me livro pra sempre desses chimpas.

    ResponderExcluir
  17. Caro Sr / Sra.

    Você é um homem ou uma mulher de negócios? Você está em algum estresse financeiro ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais e outras instituições financeiras? a solução para o seu problema financeiro

    a) Empréstimo Pessoal, Expansão de Negócios.
    b) Business Start-up e Educação.
    c) Consolidação da dívida.
    d) Empréstimos de dinheiro duro.
    e) Financiamento Hipotecário.

    Somos uma instituição financeira privada, oferecemos um empréstimo com juros de 2%, da faixa de US $ 2.000,00 a US $ 20.000.000,00, de um ano a cinquenta anos.

    Para mais informações e inscrições, entre em contato com as informações abaixo:
    susan.credit@hotmail.com

    ResponderExcluir