Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de junho de 2018

O RISCO da tributação sobre DIVIDENDOS e TX HERANÇA/ IGF

Olá pessoal. Este posto será mais curto em comparação com os outros. Sabemos que as eleições se aproximam e há muitos candidatos já colocando na mesa suas propostas para os próximos 4 anos.

Não é de se estranhar que o país se encontra no buraco (déficit nas contas públicas, violência exacerbada, desemprego nas alturas, etc). Surgiram muitos "salvadores da pátria" com diversos tipos de propostas para acabar com os problemas que estamos passando. Fiquei bastante curioso com 2 candidatos: Guilherme Boulos e Ciro Gomes. Esta semana o pré candidato Henrique Meirelles também afirmou sobre a possibilidade de tributar dividendos, assim como outros candidatos.




GUILHERME BOULOS: 

- Defende a reforma tributária progressiva como instrumento para combater a desigualdade, com taxação de grandes fortunas e tributação de dividendos. Entre as propostas do pré-candidato estão também o aumento sobre da alíquota sobre heranças e sobre renda, propriedade e capitais, somada à redução da incidência de impostos sobre consumo.




CIRO GOMES:

-  Assim como Alckmin, a proposta de Ciro Gomes para uma reforma tributária passa pela redução do imposto sobre consumo (PIS/COFINS e ICMS) e a criação do IVA de cobrança sobre o destino. Inclui também a tributação de lucros e dividendos e aumento da tributação sobre heranças. Ainda propõe redução de imposto de renda de pessoa jurídica e a isenção de ICMS na compra de máquinas e equipamentos, o que se daria por via emenda constitucional. O candidato também propõe acabar com a PEC dos gastos públicos.

OBS: Para o candidato Ciro Gomes, o imposto sobre heranças, de responsabilidade estadual, a proposta é estabelecer uma alíquota mínima de 24% – hoje varia entre 2% e 8%, de acordo com o estado. Segundo Benevides Filho, em entrevista ao jornal Valor Econômico, a previsão de arrecadação com essa mudança seria de R$ 38 bilhões.


Reparem que não vi em 80% dos candidatos à presidência a discussão sobre cortar gastos. Maioria quer somente aumentar impostos para os "ricos". 

E vocês? O que pensam sobre a tributação de dividendos e herança? Será que nós investidores de ações e FII seríamos altamente afetados com esses meios? Digo principalmente nós que aportamos todo mês pensando em um futuro melhor, até mesmo deixando de fazer muitas coisas em prol de uma semi ou IF. E as empresas geradores de dividendos? Como se comportariam? Neste caso não seria prudente investir na bolsa de países mais estáveis ao invés de continuar aqui? Abraço


Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/uber-tributario-e-ir-maior-para-ricos-o-que-presidenciaveis-pensam-sobre-impostos-d01yb0sju3d4hmominvkd8bnt?ref=aba-ultimas

39 comentários:

  1. Eu acho que esse tipo de discursos é meramente eleitoreiro. Esses caras que vem com historinha de criar IGF, aumentar o ITCMD aparecem toda eleição para ganhar o voto do povão.

    IGF não é criado por um fator óbvio, incide sobre GRANDES FORTUNAS, e quem tem grandes fortunas neste bananal? Pois é...

    Tributo sobre dividendo seria uma pá de cal na carreira política de qualquer um em relação ao mercado, duvido que aconteça.

    Agora realmente cortar gastos ninguém fala, pra mim tem que vencer esta eleição quem oferecer a melhor proposta de contigenciamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Época de eleição todos aparecem com esses discursos populistas. Talvez o único que faria essas mudanças radicais seria o radical Boulos. Igual voce falou, ninguem cita cortar gastos, o aumento das despesas públicas a níveis jamais vistos..a bomba está aumentando.

      Excluir
  2. Fala Gari!

    É por essas e outras que estou montando uma carteira no exterior. Ainda é bem pequena, mas quero ano a ano enviar um pouquinho e diminuir a dependência daqui.

    Eu acho bem válido montar desde já uma carteira no exterior. Vejo que alguns querem montar mas só depois de atingir x de patrimônio. Eu não vejo o porquê disso.

    Se os dividendos e rendimentos forem tributados, acredito que haverá um forte reajuste nas cotações e com certeza afetaria nossa bolsa. Bolsa essa que sofre para ter 500 mil investidores em um pais de sei lá, 200 milhões de pessoas?

    E o essencial para dar um jeito nesse país (cortar gastos) a maioria não fala. Parece que o João Amoeda propõe fazer isso. Parece...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando seriamente em investir fora. Estou bastante agressivo em FII aqui na bananalandia e ainda pretendo adentrar nas ações.
      Como voce falou: somos minorias em investimento da bolsa. Tributação de dividendos só faria aumentar o êxodo em países mais estáveis. Enquanto não cortar gasto nada mudará.

      Excluir
  3. Essa intenção de tributar dividendos e alugueres de FIIs é aventada faz algum tempo. Vira e mexe alguém da Receita Federal aponta essa possibilidade.
    Acho MUITO PROVÁVEL que isso aconteça, pelo menos no médio prazo. Certamente, haverá uma queda nas cotações, mas segue o jogo.
    É claro que torço para que não passe nada disso, mas não creio em reforma da previdência, tributária e sei lá mais o que sem que haja tributação desses proventos, até agora isentos.
    Será uma história do tipo: já que "penalizamos" os trabalhadores com a reforma da previdência, vamos tentar beneficiá-los com a reforma tributária que haverá de prever, pelo menos, tributação de dividendos e aluguéis de FIIs. Além disso, podem aumentar a tributação das maiores rendas e regulamentar o tal do imposto sobre grandes fortunas.

    Será ruim para investidores? Certamente. Mas não adianta ficar lamentando. O importante é adaptar-se o mais rápido possível, fazer um bom planejamento tributário e pensar em alternativas, como disse o colega, investimento no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon não arrecadaria nada fazendo isso.

      Mercado pequeno, daria nem pagar pagar folha salarial de um mês de funcionalismo.

      Matematicamente falando é uma estratégia eleitoreira para capturar o pensamento nacional esquerdista.

      Excluir
    2. Por isso acho muito provável que queiram fazer. Quanto mais idiota, se render votos, é o que defendem.

      Excluir
    3. Quanto governo arrecadaria tributando o mercado de FII?
      http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/boletim-mensal/

      click no informe mensal abril:
      Valor de mercado = 43,63 bilhões
      Rendimento médio do mercado = 7%
      Receita estimado de proventos = 3,05 bilhões a.a
      Alíquota de IR 20% = 610 milhões de reais.


      Folha da pagamento funcionalismo 2018 = 320 bilhões
      Rombo promovido pelos caminhoneiros = 20 bilhões


      Resumo a esquerda mente e muito!!!

      Tem que estudar contabilidade para não cair no canto da séria de tributar os ricos.

      Porque já o são via PJ, e porque número de ricos insuficiente para conta fechar.

      Este pessoal vive pagando pau para países sociais democratas de 5 milhões de pessoa e PIB do tamanho do Brasil KKKk


      Quer adotar este modelo ótimo: Aumenta o PIB 4 vezes e diminui dívida do governo para 30% do pib.Caso contrário única coisa que vai criar é uma nova Venezuela.

      Excluir
    4. Até o Geraldo Alckmin radicalizou na onda populista:

      https://theranknews.com.br/2018/06/07/em-visita-a-salvador-alckmin-defende-taxacao-dos-mais-ricos/

      O desespero está batendo na porta. O problema do brasileiro é epidêmico: odeiam o Estado, mas querem sempre um Estado forte perto. Querem regalias e ainda pensam que vem do ceu. Sempre haverá um pagando a conta do outro. O mundo dos ursinhos carinhosos é isso.

      Excluir
    5. Só esqueceu de falar para ele que já o são via PJ KKKKk

      E que as fortunas dos caras boa parte esta na suíça, EUA e afins.

      Pergunta aonde esta investida fortuna do Paulo lemann.

      Excluir
    6. Aí o cara investe nas ações quepagam poucos dividendos (dividendos obrigatórios), aquelas que são voltadas para o reinvestimento mesmo!!! Pronto!

      Excluir
  4. Acho correto, inclusive esse é o padrão dos sistema tributário dos países desenvolvidos. Mas de nada adianta aumentar esses impostos e não reduzir os impostos sobre consumo e nem corte de gastos.

    Veja bem, os impostos sobre o consumo incidem sobre a receita, e nada garante que uma empresa terá lucro mesmo com altas receitas, então ela tem uma carga tributária alta mesmo antes de saber seu resultado, e isso não me parece saudável. Já o lucro é o resultado final, sendo de fato o que mostra a capacidade contributiva. Além disso, perceba que com impostos sobre produtos menores, as empresas terão lucros maiores ou produtos mais baratos.

    Seria ainda mais vantajoso acabar com o IRPJ e passar a considerar os dividendos como IRPF, ajustando as tabelas de acordo com índices inflacionarios e criando alíquota maiores pra quem tem rendimentos maiores.

    A grande ideia é desonerar setor produtivo e folha de salários, fazendo com que o negócio se torne sustentável, tributando apenas o que é distribuído para pessoas físicas, deixando de fora o que é reinvestido (que ajuda no crescimento do país e geração de empregos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não daria certo.

      Explicado abaixo:

      Demografia
      - Número maior de beneficiário do que ricos para bancar o sistema.
      - Fuga de capitais
      - Número insuficiente de ricos para bancar déficits , consequentemente a tributação recai para já combalida classe média.

      - E como número de ricos & riqueza tende ser bastante diminuto, ao abrir mão de impostos sobre consumo você criaria um super rombo nas contas públicas acelerando o processo de venezuelização da economia.

      - Quem defender isso nunca estudou demografia.

      Os países modelos deste sistema possuem um PIB grande para economia local.

      - Acumularam riqueza no século passado
      - A população é diminuta (cerca de 5 milhões)
      - Existe um elevado números de multinacionais
      - Fecham rombos previdenciários com fundo soberanos que capturam poupança externa.
      - A relação dívida PiB é baixa , logo não se gasta com juros da dívida.
      - Não fazem expansionismo e tem austeridade nas contas públicas( Nada disso foi proposto acima)

      - Muito ditos executivos recebem sobre regime PJ e não por lucros presumidos.

      Resumo nada mais que demagogia barata da esquerda social democrata tupinquim.

      - Para implementar este modelo com relativo sucesso
      - A dívida tem que reduzir para metade da atual.
      - O PIB tem que aumentar ( 4 VEZES)


      Resumo impossível!



      Excluir
    2. Mestre onde você adquiriu todo seu conhecimento econômico? Você tem formação na área ou foi garimpando conhecimento em livros e internet?

      Excluir
    3. Preciso estudar macroeconomia para operar em cima dos ciclos economicos.Estudo contabilidade, macroeconomia e contas públicas toda semana, faço isso visando aperfeiçoar minha capacidade de analise no mercado.

      Formação não garante nada hoje em dia! Alias conheço muito economista de carreira que só falam besteiras.


      O fator primordial para se desenvolver nos estudos da ciência, contabilidade etc; é a experiência prática testada diretamente no mercado em tempo real.

      Taleb
      Skin in the game: Ou seja ter convicção sobre uma tese de investimento e apostar contra a opinião mainstream no mercado de capitais.

      Basicamente procuro falhas dos discursos populista para apostar contra no mercado, tem dado certo até o momento.


      + 20% neste ano que a bolsa afundou.

      Infelizmente nem eu escapei na queda de hoje, minha carteira afundou 4%. Meu desempenho no ano 20% a.a contra -5% Ibovespa


      Estudos que li mais alguns outros que estou lendo e recomendo: Escola austríaca de economia:
      Lições fundamentais sobre economia

      Livros:Ação humana ( Ludwig von mises )
      Socialismo uma analise econômica e sociológica ( Ludwig von mises)
      A ciência econômica e o método austríaco ( Hans hermann hoppe)

      Para entrar em debates com : Desenvolvimentistas , keynesianos e marxistas.

      Teoria geral juro e da moeda ( Keynes), ler o pensamento do mainstream é importante para entender como apostar contra no mercado de capitais.

      O capital ( karl marx)
      o capital do século xxi ( thomas piketty)



      Crítica social:
      Estes dois livros são dinamite pura, explica muito do porque democracia é propicia ao populismo social & econômico.


      Democracia o deus que falhou ( Hans hermann hoppe)
      Ciclos fatais ( Geanluca Lorenzon)


      Aonde buscar informações sobre orçamento público e fiscal?


      Conta públicas:
      https://www12.senado.leg.br/ifi/publicacoes-ifi

      Dívida pública nacional:
      http://www.tesouro.fazenda.gov.br/relatorio-mensal-da-divida

      Livro para investidores:

      - Investidor inteligente ( Graham)
      - O jeito Peter Lynch de investir ( Peter Lynch)
      - Faça fortuna com ações ( Décio Bazin)
      - Valuation ( Damodaran)
      - Valuation ( Alexandre Póvoa)









      Excluir
    4. A ideia nao me parece de todo ruim... a parte de eliminação do IRPJ para reinvestimentos me parece uma boa para manter o dinheiro trabalhando no desenvolvimento da empresa. Sobre consumo, acho que não tem muita margem pra reduzir sem começarem a eliminar os malditos cargos comissionados e beneficios de merda que o congresso (especial os senadores que tem importância zero na estrutura legislativa) ainda mantém.

      Ceariba.

      Excluir
    5. CEariba infelizmente a conta não fecha, só de folha de pagamento são 320 bilhões orçados para o próximo ano.

      O número de ricos no Brasil é ridículo: Até 2022 teremos apenas 200 mil pessoa com 1 milhão de USD, isso se o cambio até lá não estiver mais de cinco reais.

      Estudo isso todo santo dia , não existe saída fácil.
      Acredito vão imprimir dinheiro.

      Sobre tributar dividendo. A medida vai arrecadar aproximadamente 20 bilhões a.a Se tributar FII arrecada 600 milhões. As contas fiz estão acima.

      Pronto já roubou 21 bilhões !
      Déficit orçamentário para 2018 = 159 bilhões.

      Só aumento da folha de pagamento de funcionalismo no próximo é 20 bilhões : Pronto todo este tributação vai para bancar parasitismo do estado.

      Resumo melhor esquecer o sonho social democrata brasileiro, a conta não fecha.

      Olha aqui o que aprovaram este ano em SP:
      https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/assembleia-de-sp-aprova-aumento-do-teto-salarial-de-servidores-impacto-sera-de-r-909-milhoes-em-4-anos.ghtml



      Excluir
    6. concordo com o MD!!! A conta não vai fechar. E, caso os malucos tributem dividendos, taxam heranças, presenciaremos uma diminuição drástica de investimentos por aqui. Muito melhor o investidor levar o dinheiro a países "seguros" do que em países emergentes altamente instáveis.

      Se for tributar dividendos nas terras chimpas, melhor ser tributado seu dinheiro nas bolsas de fora de moeda mais "forte". A conta não vai fechar e a solução será utilizar a impressora REAL.

      Excluir
    7. Mestre dos Dividendos, muito boa argumentação, mas faltou interpretação.

      Talvez eu tenho me expressado mal, mas eu quis dizer corte de gastos com gradual mudança do sistema, até porque o governo não vai abrir mão de sua arrecadação assim de uma hora pra outra, é impossível pelo que você mesmo explicou e pela insegurança que geraria no mercado.

      Mas já que você parece um cara que tem um bom conhecimento, qual seria a solução pra nossa crise? Além de cortar gastos...

      Excluir
    8. - Esqueça saída fácil.

      Primeiro tem que adequar o tamanho do estado ao PIB brasileiro.
      A segunda saída tem que reformular a constituição de 88, pois 90% dos gastos não podem ser mexidos por lei.

      Ou seja algum burocrata diz que o governo tem que gastar X por ano perante uma lei tosca escrita num pedaço de papel timbrado, consequentemente governo só fica com 10% do gastos como base manobra para contingenciar gastos.


      O segundo, passo é reduzir despesas gerando superavits consecutivos e diminuir dívida pública ( Pagar menos juros da dívida).


      Ao se pagar menos juros sobraria mais dinheiro para tudo sem precisar aumentar imposto em nada.


      O Brasil paga para rodar a dívida uns 10% a.a , dívida possui uma duration média de 4 anos. Imagina pagando metade deste valor numa dívida 50% menor.



      A saída passa pelo corte gastos não tem saída , inflaram as despesas muito acima das receitas.


      A questão previdenciária, vão ter que fazer um regime de transição para o modelo de capitalização, caso contrário a conta não fecha.


      O que governo esta propondo é remendo de um sistema fadado ao fracasso , isso só dura até número de contribuintes que banca os aposentados for maior do que os que recebem aposentadoria na outra ponta.


      Saneando fiscal, reduzindo dívida pública e previdência os investimentos voltam ao país e o real tendo se valorizar perante as outras moedas.


      Poderia falar de investimentos, mas isso só pode ser feito quando as contas públicas , previdência e dívida estiver saneada.

      Por sermos um país subdesenvolvidos temos um potencial reprimido na área de infla estrutura , transportes e afins.


      Resumo: Não existe saída mágica , vai demorar pelo menos duas décadas para por a casa em ordem.


      E nenhum político que esta ai vai mecher na constituição de 88, logo vai continuar na mesma.






      A proposta de aumento consecutivos na tributação foi propicio manter a coisa como estava, mas agora chegamos a mesma tributação dos países desenvolvidos, só que com um pib per capita 10 vezes menor.

      Logo ir por este caminho só vai tornar as coisas mais difíceis, por uma série de motivos que expliquei acima.


      Excluir
    9. Gari a margens das empresas americanas na média são maiores que as brasileiras.

      Pergunto o que é melhor ser tributado na renda com uma margem líquida de 20% ou ser tributado na renda com uma margem de 10%?


      O que não me agrada é o valuation das ações americanas, isso esta fora de cogitação.

      Sobre investir fora é bonito no papel, mas tenha em mente que se você tiver parcas quantias investida no exterior não vai mudar em nada sua vida por aqui.


      E se acontecer algo e você precisar repatriar este dinheiro é mais complicado nas questões de herança, morte etc.

      Resumo não é tão simples como pintão por ai! Abrir conta na corretora e mandar remessa é fácil.

      Porém os tramites para repatriação, impostos e testamentos deveras complexos.


      Até por isso se acontecer algo contigo uma pequena quantia lá fora pouco te ajudaria.

      Pelo menos 20% da carteira tem que estar fora e acho isso inviável para pequenos investidores.

      Para mim 20% da carteira no exterior não vai remediar nada uma vez que vou estar morando ainda no Brasil.

      Agora quando tiver dinheiro suficiente para comprar um EB5 quem sabe não pulo fora deste bananil.


      Abraço

      Excluir
    10. Não custar lembrar o calculo correto tem de ser feito sobre faturamento.

      Soma de todos impostos direitos sobre receita : PIS , confins, ICMS etc

      Impostos sobre lucro alíquota combinada: 34%

      Resumo: A matemática que este distorcem funciona da seguinte forma.


      Você compara a carga tributária sobre renda , mas desconsidera a carga tributaria total. Logo saldo líquido na empresa no final é menor porque os impostos direitos e indiretos não incidem no lucro , mas nas receitas e nos insumos.

      Logo a margem tende ser menor: Logo você já paga impostos elevados, só que estes impostos estão na parte da DRE que os acéfalos não estudam.


      Logo eles dizem estas groselhas como : Os ricos não pagam impostos para ludibriar os desavisados.

      Paga sim!!

      Inclusive os bancos que eles viver falando merda pagam uma alíquota combinado sobre lucro de 40% .


      No final das contas empresas pagam entre 35% a 50% do faturamento em impostos diretos e indiretos.
      EX: Se você fatura 100 o governo fica com 50.

      Só que faturamento não é lucro ! além dos impostos: Tem os custos com insumos, mão de obra e afins. E todo este sistema faz com as margens das empresas fiquem baixas , logo qualquer mudança na DRE = Aumento de impostos, folha faz o lucro sumir na linha final.


      Lembrando que a empresa tem que guardar pelo menos 50% do lucro para investir em suas atividade.


      Agora entendeu porque empreender no Brasil é loucura !



      Excluir
    11. MD muito obrigado pela indicação dos livros. Estou pensando em comprar na próxima semana o livro "Democracia, o Deus que falhou."

      Voce chegou a ler algum livro do Murray Rothbard? Abraço

      Excluir
    12. Na integra não apenas alguns pedaços, mas estou para ler.

      Excluir
  5. Olá Gari,

    O Boulos é carta fora do baralho. Não tem nem 1% de votos. O Ciro já é mais perigoso e acredito que vai para o 2º turno com o Bolsonaro.
    Em tese as empresas já pagam os impostos sobre os lucros e isso acaba afetando os dividendos, então já "pagamos" impostos. Se for cobrar iremos pagar 2x. Aí eu acho injusto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso seria muito melhor começar a diversificar cedo investimentos fora.

      Excluir
  6. Isso é jogada política porque se não ajustar gastos da maquina pública as contas vão explodir do outro lado.

    Demagogia político da esquerda para capturar pensamento nacional.

    Sobre tributar ricos: Lenda urbana, explico porque qualquer projeção de arrecadação é mero chute.


    - Primeiro ricos não vão esperar serem tributados e já estão mandando dinheiro para fora do país. ( Dólar 4 reais)


    - Não tem como fazer estes cálculos de arrecadação na integra, os ricos mandam dinheiro para o exterior ( Mente quem joga números aleatórios na integra).

    - Não existe ricos suficientes para bancar este sistema que os sociais democratas vivem pagando pau para os países desenvolvidos " Demografia" desfavorável. ( muito beneficiários para poucos contribuintes e riqueza)Não me venha com país nórdico com 5 milhões de habitantes e pib do tamanho do Brasil.


    - De acordo com a credit suisse em 2022 teremos 200 mil pessoal com mais de 1 milhão USD, este número já deve ter caindo com desvalorização do cambio.


    - Logo não existe ricos suficientes para bancar este modelo social democrata , consequentemente a tributação recai para classe média.

    - E como número de ricos não é suficiente para bancar as despesas a tributação recai sobre classe média.


    - A tributação sobre consumo não vai ser revista , como não existe ricos suficiente isso criaria um rombo nas contas públicas uma vez que não existe ricos suficiente para bancar este sistema tributário proposto e que qualquer estimativa de arrecadação é mero chute.

    Logo rombo nas contas públicas aumentaria muito tornando Brasil uma especie de mini argentina.

    - Só de funcionalismo o governo tem orçado para 2018 320 bilhões
    - Previdência já quebra em 2023

    Se ainda tiver dúvida faça o seguinte conta: expropriei todas fortunas do Brasil, talvez você consiga pagar apenas um ano de déficit governamental.

    - Se reduzir imposto PJ e tributar dividendo matematicamente da na mesma. ( Eu enxergo até como burrice do governo porque vai ter que votar varias leis , emendas e afins.

    Caso governo queira aumentar impostos bastaria no ricos, bastaria aumentar imposto sobre PJ que possui uma alíquota combinada de 34% do lucro.


    Sobre mercado de FII arrecadação seria ridícula e matéria todo mercado , uma vez que mercado tem um pouco mais de 40 bilhões. Arrecadaria ninharia que não daria nem para pagar a folha salarial dos deputados em 1 mês.
























    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "- Primeiro ricos não vão esperar serem tributados e já estão mandando dinheiro para fora do país. ( Dólar 4 reais)


      - Não tem como fazer estes cálculos de arrecadação na integra, os ricos mandam dinheiro para o exterior ( Mente quem joga números aleatórios na integra)."

      Os ricos já começaram a tirar a grana deles de cá. A conta vai sobrar para a classe media. Pobre não tem vez, só faz filho no Brasil e toma sua cervejinha no final de semana para esquecer as chatices do dia a dia.


      "- Não existe ricos suficientes para bancar este sistema que os sociais democratas vivem pagando pau para os países desenvolvidos " Demografia" desfavorável. ( muito beneficiários para poucos contribuintes e riqueza)Não me venha com país nórdico com 5 milhões de habitantes e pib do tamanho do Brasil.


      - De acordo com a credit suisse em 2022 teremos 200 mil pessoal com mais de 1 milhão USD, este número já deve ter caindo com desvalorização do cambio.


      - Logo não existe ricos suficientes para bancar este modelo social democrata , consequentemente a tributação recai para classe média.

      - E como número de ricos não é suficiente para bancar as despesas a tributação recai sobre classe média."


      Pois é. O pensamento dos coletivistas é que tem grana de sobra dos ricos para bancar e subsidiar os pobres. A conta não vai fechar como voce disse.


      Excluir
  7. Ótimo blog Gari vou avaliar melhor sua postagem domingo pois pretendo aprender mais sobre finanças. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprenda mesmo. Tem muitos blogs de finanças bons por aí. Abraço

      Excluir
  8. Bom, eu sou apenas um ignorante, mas taxação de grandes fortunas, embora prevista na CF deve ser evitada pela obvia evasão de divisas e consequente diminuição da carga tributária. Alias o Boulos não é o primeiro psolista a propor isso, a candidata do partido na ultima eleição fez proposta similar.

    No mais, interessante vc ter abordado neste post justamente dois candidatos que considero perigosos pela dialética sofisticada - embora geralmente errônea -. Os discursos bonitos de Boulos e Ciro são nocivos principalmente pro pessoal mais jovem e inexperiente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Depois olhem sobre a curva de laffer. Se a tributação chegar a um determinado ponto, a receita começa a cair, pois desestimula os investimentos. Imaginem aí, você empreendendo para ganhar R$ 10 de R$ 100,00, enquanto que o governo ficaria com boa parte do seu faturamento. Você continuaria empreendendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita já estão ficando comprometidas, tanto que governo anda recorrendo para estratégias keynesianas de injetar dinheiro via crédito na economia para aumentar consumo ( Faturamento e impostos que incidem no faturamento).

      Quando não o faz via crédito faz de outras formas menos nocivas como injeção do FGTS inativo.


      E sem estas ferramentas + safra agrícola recorde do ultimo ano, teríamos um pibinho ridículo. O engraçado do orçamento brasileiro é que as despesas são indexas por lei ao PIB , mas quando o PIB cai as despesas se mantém sendo reajustadas ano a ano.


      Logo a conta não fecha, basta dois ciclos de recessão para despesas ficarem bem maior que orçamento público federal.


      A economia brasileira foi baseada no mundo da imaginação aonde as receitas crescem para sempre para sustentar os aumentos consecutivos de despesas.


      O que fizeram na duas décadas é que carga tributária saiu de 20% para 34 a 35% do PIB, isso porque governo maquia a carga tributária ao inflar o PIB artificialmente. Pela metodologia antiga aonde governo não incluía despesas como investimentos no calculo do PIB já estaríamos beirando a 40%.






      Excluir
  10. Gari,
    Isso é um reflexo claro do populismo. O populismo cria um sério problema ao meu ver pois usa a tática do nós contra eles, tática essa usada pelo nazismo e fascismo. O problema de usar essas abordagens é que não ataca o problema: Altos gastos governamentais que criam descontrole da receita, é o famoso matar o cachorro para acabar com a pulga. O ideal é cortar gastos desnecessários, estimular a poupança e o consumo reduzindo impostos, pois dessa forma em médio/longo prazo também a arrecadação aumentará. Temos que parar com ódio às pessoas ricas, se as taxarmos em excesso eles sairão do nosso país, só que o discurso de Hobin Hood é muito chamativo para as camadas mais pobres. O que as pessoas não entendem que quando se taxa um rico quem paga a conta é o pobre.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.
    Obs: Dá uma passada no meu blog lá
    https://investindonaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato , porém tem que ficar esperto com discursos populistas.

      Veja caso recente da Itália aonde o dito partido de direita 5 estrelas defende seguinte medidas.

      - Aumentar déficits públicos
      - Aumentar dívida
      - Aumentar gastos e reduzir impostos
      - Pagar renda mínima nacional
      - Injetar bilhões de dinheiro na economia local por meio de banco públicos.


      Resumo: Cuidado com a dita nova direita no campo econômico. Ela defende muita pautas que aumentam poder do estado.


      A propaganda é alma do negocio, quando se debate com alguém que tenha mínimo noção de contabilidade, economia e orçamento público as contas são bem diferentes.


      Inclusive discurso populista é tido como chave para ludibriar as massas, uma vez que as massas não tem mínimo discernimento sobre questões que alguns falsos profetas tendem disseminar como sendo verdade absolutas e incontestáveis.
      A massa acredita em especialistas parciais, na medida que estes seres são pagos pelos partidos para mentir jogando dados e estudos enviesados; e o fazem unicamente para reforçar discurso e avançar na estratégias gradualistas de poder.

      Até por isso frequentemente se vê diante de discursos que contrariam realidade objetiva dos fatos. A arma esta na propagando e não na objetividade dos fatos.

      Ganha quem promete mais, porém este não diz da onde vai tirar dinheiro para tal feito.


      Recomendo a leitura do livro:
      Democracia o deus que falhou, livro incisivo sobre tais questões.



      Sobre impostos: Não tem como fazer estes cálculos na integra ( Mero chuta de arrecadação). A fortuna dos ricos esta diferentes países, e mesmo que você expropriar todos os ricos não conseguiria pagar 2 anos de déficit público.


      - Se fica rico abrindo empresa ou investido em empresa.
      - O governo arrecada de 35% a 40% do faturamento das empresas, então indiretamente já são taxados.
      - Geralmente ao serem muito tributados multinacionais fecha filiais no país e vão para o exterior.

      Arrecadação com grande fortunas arrecada sempre menos do que os cálculos dos técnicos da receita, logo a classe média é quem paga conta.

      https://oglobo.globo.com/economia/negocios/franca-abandona-projeto-de-imposto-sobre-fortunas-14944744


      http://br.rfi.fr/economia/20150317-na-europa-tendencia-e-por-abandono-de-imposto-sobre-fortuna







      Excluir
  11. Acredito se houver tributação de dividendos de ações e de proventos de FIIs, isso gerará uma forte queda das ações e nos FIIs. Tem tiver visão de longo prazo, poderá ser uma oportunidade, porque o preço vai ficar muito descontado em relação ao seu valor.

    Também o numero de investidores da bolsa e dos fundos imobiliários poderá cair.


    Também será um estimulo as empresas distribuam menos dividendos (um payout menor), e passem a fazer outras estratégias para remunerar o acionista indiretamente, como recompra de ações, bonificações, subscrições.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessas horas devemos comprar na baixa as ações e FII. com a tributação de dividendos concordo com voce. Muitos pegarão os investimentos daqui para mandar para fora. Abraço

      Excluir
  12. Fala Garo, pra ver como estava desinformado,não sabia que existia imposto sobre herança, pensei que o ITBI já fazia esse papel. Que absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O IGF (Imposto de Grandes Fortunas) já está previsto na Constituição de 1988, porém ninguém até hoje mexeu nele.

      Excluir