Minha lista de blogs

sábado, 16 de setembro de 2017

A Vida Como Ela é: O colega bacharelado de Direito

        




Como alguns já sabem, atualmente trabalho em uma repartição pública estadual na parte jurídica. Somos uns 15 advogados lá e quero somente falar de um único colega. Vou chamá-lo de Gustavo. O mesmo tem uns 35 anos de idade. Formado em direito há mais ou menos uns 12 anos, comissionado e recém noivo. 

Atualmente ele está tentando passar na OAB pela 15º vez. Isso mesmo....dezenas de vezes já fez a prova e nada de passar. Já dei muitas dicas para ele a respeito do método de estudos, porém o Gustavo nem demonstrou interesse e deixei para lá.

Há 2 anos atrás, a mãe inclusive deu um notebook para ele de 1.500 reais para que estudasse por video-aulas a segunda fase da OAB.  Ocorre que nessa mesma época a namorada tinha terminado com ele. Sem grana e desesperado pelo término do relacionamento o que o Gustavo fez? Vendeu o notebook por 900 reais, saiu em 2 lugares com a namorada (reataram) e de brinde mais uma bomba na segunda fase OAB.





A segunda fase da OAB será amanhã. Ele passou na 1º fase e agora fará a 2º. Como não mudou o método de estudo, provavelmente não logrará êxito. Ainda falando do quesito profissional do Gustavo: comissionado, ganha uns 4,5k, noivo e altamente gastador. Já tentei alertá-lo sobre investimentos como CDB, TESOURO DIRETO, FII (este nem demonstrei, pois o cara mal sabe o que é CDB, o básico do básico), porém ele insiste em deixar a grana que "sobra" (uns 200 reais) do salário na poupança. "Gari, larga de ser bobo!!!! Poupança já basta!!!"

                                          Minha cara de bosta ao escutar o Gustavo falar da poupança.

E o que o Gustavo faz Gari para gastar tanto assim e não economizar nadinha? Vamos aos fatos. Ele mora no apartamento da mãe. A sua respectiva mãe mora no interior e cedeu o apartamento para o filho. OBS: o Gustavo não paga condomínio, luz e nem água!! Mãe que paga. E aonde vai essa grana toda Gari?

Este apartamento se situa há uns 10 minutos a pé do trabalho. Qual foi a idéia genial do Gustavo? Alugar uma van por 600 reais para levá-lo e buscá-lo todos os dias no trabalho. Isso mesmo!!! Ele retira 600 reais de seu salário para este "conforto". Já tentei alertar o mesmo da cagada e ainda sim disse que faz parte, é confortável, pois a Van tem televisão e água. Entao, o Gari aqui teria feito outra pergunta ao colega: "Por que você ao menos não utiliza essa grana de 600 reais como um colchão de segurança? Resposta: "Ahhh Gari...gosto de conforto né. E caso eu não utilize a van, iria de táxi!! Jamais pegaria ônibus!!"

                                                A super van do colega Gustavo de 600 reais!!


Mas Gari.... se ele ganha uns 4,5k, ainda sim sobra muito dinheiro!!! Sobraria se o Gustavo não gastasse por final de semana de 500 a 1000 reais. O nobre colega alega que devemos viver o dia de hoje, aproveitar e pensar só depois a respeito das pendências. Cursinho de 2ª fase da OAB? Nada...o colega alega que é muito caro pagar um curso de 2ª fase OAB. Melhor estudar na "raça". Escutei tudo e somente disse: Isso mesmo Gustavo!! Faço o que manda seu coração!!!


                                               Gari dizendo ao nobre colega seguir seu coração.


Agora vou entrar na parte amorosa da questão. O Gustavo está namorando há mais ou menos 3 anos. Noivaram ano passado. Já terminaram e voltaram umas 150x. A noiva dele é sobrinha de um desembargador e tem um cargo comissionado no tribunal. Ganha uns 6k. Pretendem comprar um apê de 350k. Para isso, vão começar a juntar todo mês os dois juntos 1k. Ao terem uns 30k em mãos, buscarão financiar o restante em 100000x. Será que estão sendo espertos? Fala do Gustavo: "Gari, eu gosto de conforto...não vou financiar um apartamento que custe 150 a 200k. Melhor pegar um grande logo e ser feliz." Novamente minha resposta: "Siga seu coração."



                          Gustavo: "Melhor financiar um apê de 3 a 4 quartos do que um pequeno."


Concluindo o primeiro episódio da vida como ela é: Ano que vem teremos eleições para Governadores, Presidente, Deputados Federais e Senadores. Será que o Gustavo ainda vai conseguir manter o seu cargo comissionado? E caso ele perca e financie o apê? Será que passa na OAB? Cenas dos próximos capítulos.

Abraço do Gari!!




34 comentários:

  1. Não se esqueça de publicar a parte 2. Tou curioso kkk

    ResponderExcluir
  2. Não chega a ser surpreendente essa história.
    O advogado em questão não conseguiu esse emprego por acaso, deve ter QI. E quem tem padrinho não morre pagão. A noiva idem.
    A família dele também não deve ser pobre.
    Lógico que ele está errado, deveria estar fazendo um pé de meia, mas pelo jeito já chutou o pau da barraca.

    Noivo a 3 anos, com idas e vindas... É só ele perder o emprego e demorar para arrumar outro do mesmo nível que a noiva dele mete o pé no rabo dele. Principalmente se ela for bonita. Uma mulher razoavelmente nova de bom nível social ficar junto com um cara de nível bem inferior a ela em termos de carreira e financeiro é muito difícil.

    Transporte: Ele não quer saber de transporte coletivo. Isso é muito comum no Brasil, o brasileiro mesmo os de origem pobre tem verdadeira aversão de ter, fazer ou se comportar de maneira a passar a idéia de que se é mais pobre ou menos capaz em algo.
    Resumindo: brasileiro não gosta de parecer inferior, por isso evita tudo que possa denotar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que ele é classe media. O pai faleceu de cancer há pouco tempo. Era a pessoa que arrumava cargo comissionado para ele. Ano que vem as coisas podem se complicar para o Gustavo sem o apoio do pai.

      Excluir
  3. Acho bom o Gustavo comprar uns tubos de lubrificante pra encarar a pica a qual ele é candidato a levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provável que nem saia o casório dele. Escuto sempre gritaria do cel dele quando fala com a noiva e brigam.

      Excluir
  4. Bom Post Gari.
    Tem muita gente vivendo assim ...
    Minha cunhada me pediu emprestado 1200 pra me pagar em 6 vezes dar como deposito de um ap que ela vai locar junto com a amiga. Mas hoje postou fotos la no Rock in Rio com os amigos... FDP !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk você emprestou?

      kkkk

      Excluir
    2. Não vale a pena emprestar dinheiro para pessoas além do que pais e irmaos e olhe lá. Depois colocarei outro A VIDA COMO ELA É. Um conhecido meu que emprestei uma grana anos atrás e me ferrei. Abraço

      Excluir
    3. Pior que emprestei !!
      Haha..sou sem noção.

      Excluir
  5. Caramba Gustavo, rapaz!
    Gari, manda a parte 2 que fiquei na curiosidade.
    Ainda bem que ele não é amigo chegado seu, se fosse realmente meu amigo já levava uns tapas na orelha.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Este vai experimentar o sabor amargo da vida da pior maneira possível.

      Excluir
  7. Olá Gari,

    Esse cara é bem burro. Reprovar 15x é muito coisa.

    Duvido muito que esse relacionamento vai para frente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não muda o método de estudo para a OAB. Sem cursinho para 2ª fase dificilmente alguem passa. Ele ainda insiste no mesmo erro quanto ao estudo e vai rodar mais e mais. Amanhã será a prova dele.

      Quanto ao relacionamento, dúvido tambem que dê certo. Muito complicado. Só está dando certo ainda por causa do temperamento dela ser semelhante ao dele.

      Excluir
  8. Fala Gari

    "Sem grana e desesperado pelo término do relacionamento o que o Gustavo fez? Vendeu o notebook por 900 reais, saiu em 2 lugares com a namorada (reataram)"

    Foi ler esta frase e eu tracei um cenário em minha cabeça que só se confirmou ao ler o restante do seu post. Uma pessoa que realiza este tipo de atitude demonstra MUITO sobre o perfil em outras áreas da vida.

    Seu colega tem um cenário apocalíptico pela frente. E ele não é mais nenhuma criança. Como você bem mencionou: 35 anos... e 15 tentativas de OAB.

    O maior problema é que pessoas com este perfil dificilmente sobrevivem as porradas que a vida dá sem maiores estragos no psicológico - tanto pessoal quanto na coitada da mãe dele.

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele fosse no mínimo mais humilde, já teria passado há muito tempo na OAB. O problema maior neste caso é a arrogância e soberba. O cenário não está muito bom para ele. Abraço

      Excluir
  9. Só podemos ajudar quem quer ser ajudado. Um apê de 350k com 30k de entrada é um suicídio financeiro. E infelizmente, existem muitos Gustavos pelo Brasil.

    PS: acho sua trajetória sensacional, parabéns pelas conquistas e desejo muito sucesso nos próximos concursos!

    ResponderExcluir
  10. Passa o contato desse cara pra gente aloprar vai rsrs

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHAH muito bom!

    Tenho a leve impressão que gustavo vai se fuder.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe diz o seguinte,pau que nasce torto morre torto. Esse otário vai ser mais um que nunca vai passar na prova da ordem e até quando ele tiver a mamãe dele pra carregar ele nas costas ele vai se enrolando. Depois quando a mamãe falecer ele vai ficar louco,ai meu caro, já era.
    ANDERSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que o pai o ajudava demais. Faleceu ainda neste ano de cancer. Sem a mã dele tambem, nao sei o que seria dele. Se com a OAB já está complicado, imagina sem.

      Excluir
  13. E quantos outros não estão nessa situação? Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que 80% da população brasileira está assim. Esqueci de dizer que nesses dias ele veio me mostrar um relógio que comprou por R$ 1.000,00. Só disse a ele seguir o coração. Nem busco ajudar mais. Abraço

      Excluir
  14. Parabéns pelo blog, e vamos esperar a trolha entrar no Gustavo pela 16ª vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk a trolha já chegou. No próximo post "A VIDA COMO ELA É" saberá o destino reservado neste último domingo ao Gustavo.

      Excluir
  15. Ótimo post! Retrato de muitos brasileiros...

    O pior é que não adianta tentar aconselhar, seremos sempre taxados de pão duro ou outras coisas do tipo. A atitude de mudar deve partir da própria pessoa, se não, de nada adianta dar conselhos.

    No mais, é só preparar a pipoca e assistir a derrocada do Gustavo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ínicio tentei alertar, porém resultado foi totalmente infrutífero. Deixei quieto... Só vai aprender se fudendo de vez.

      Excluir